EVASION IN HIGHER EDUCATION: ON THE AGENDA THE LICENSE COURSES IN PHYSICAL EDUCATION AT UFPEL

em pauta os cursos de licenciatura em educação física da UFPEL

Authors

  • Francisco José Pereira Tavares
  • Andrize Ramires Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Franciele Roos da Silva Ilha Universidade Federal de Pelotas/Professora Adjunta
  • Priscila Lopes Cardozo
  • Luiz Carlos Rigo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Keywords:

Evasion, Higher Education, Physical Education, Licenciate

Abstract

This article deals with evasion in public higher education after the Program to Support Restructuring and Expansion Plans at Federal Universities. The study aimed to diagnose the situation of evasion in Physical Education degree courses at the Federal University of Pelotas, and to identify the main factors pointed out by escaping. A documental analysis was carried out regarding the students entering the courses between 2010 and 2013 and a questionnaire was applied with 52 participants. The research concluded that the average evasion rate of the two courses was 48%, this rate is similar to the average of UFPEL licensure courses, but it is higher than the national average of Physical Education courses (38%), being the main cause for evasion the difficulty in reconciling work and study.

Author Biographies

  • Francisco José Pereira Tavares

    Doutor em Educação Física. Docente da Escola Superior de Educação Física 

  • Andrize Ramires Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Educação Física

    Docente do MEN - Departamento de Metologia do Ensino da UFSC

     

  • Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas/Professora Adjunta
    Doutora em Educação
  • Priscila Lopes Cardozo

    Doutora em Educação Física

    Docente da Escola Superior de Educação Física

  • Luiz Carlos Rigo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Pós-doutorado em Educação (Universidade de Barcelona).

    Doutorado em Educação Física (UNICAMP).

     

References

ADACHI, Ana Amelia Chaves Teixeira. Evasão e evadidos nos cursos de graduação da UFMG. 2009. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

BARDAGI, Marucia; HUTZ, Cláudio Simon. “Não havia outra saída”: percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-USF, v.14, n.1, p. 95-105, jan/abr. 2009.

BRAGA, Mauro Mendes; et al. Perfil sócio-econômico dos Alunos, Repetência e Evasão no Curso de Química da UFMG. Química Nova, Vol.20, n° 4, 438 – 444p, 2002.

BRASIL. MEC/SESu. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas, 1997. Disponível em: http://www.ebah.com.br/diplomacao-retencao-e-evasao-nos-cursosde-graduacao-em-instituicoes-de-ensino-superior-publicas-1173947.html Acesso em: 19 abr. 2021.

BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação - PNE. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html Acesso em: 22 maio 2020.

» https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html

CABRERA, Lídia et al. El problema del abandono de los estudios universitarios. RELIEVE, v. 12, n. 2, p. 171-203, 2006.

FERRAO, Maria Eugénia; ALMEIDA, Leandro S. Multilevel modeling of persistence inhigher education. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas de Educação, v. 26, n. 100, p. 664-83, jul/set. 2018.

GAIOSO, Natália Pacheco de Lacerda. Evasão discente na educação superior: a perspectiva dos dirigentes e dos alunos. 2005. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Católica de Brasília, 2005.

GAIOSO, Natália Pacheco de Lacerda. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. Unesco, 2006.

GERBA, Raphael Thiago. Análise da evasão de alunos nos cursos de licenciatura: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 2014. 149 p. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.

GRAU-VALLDOSERA, Josep; MINGUILLÓN, Julià. Rethinking dropout in online higher education: The case of the Universitat Oberta de Catalunya. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 15, n. 1, p. 291-308, 2015.

MEC/INEP/DEEd. Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/departamento de Estatísticas Educacionais. Censo da Educação Superior. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior>. Acesso em: set. 2021.

KIPNIS, Bernardo. A pesquisa institucional e a educação superior brasileira: um estudo de caso longitudinal da evasão. Linhas Críticas, Brasília, v. 6, n. 11, p. 17 – 32, jul./dez. 2000.

LAMERS, Juliana Maciel de Souza; SANTOS, Bettina Steren dos; TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti. Retenção e evasão no ensino superior público: estudo de caso em um curso noturno de odontologia. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 33, e154730, 2017.

LEVY, Yair. Comparing dropouts and persistence in e-learning courses. Computers & Education, v. 48, n. 2, p. 185-204, 2007.

LEPPEL, Karen. College persistence and student attitudes toward financial success. CollegeStudent Journal, p. 223-238, 2005.

LIMA JUNIOR, Paulo et al. Taxas longitudinais de retenção e evasão: uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v.27, n.102, p.157-178, mar. 2019.

LIMA JUNIOR, Paulo. Evasão do ensino superior de física segundo a tradição disposicionalista em sociologia da educação. 2013. 258 f. Tese (Programa de PósGraduação em Ensino de Física), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

LIMA, Paulo Gomes. Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras. Avaliação (Campinas), v. 18, n. 1, p. 85-105, mar. 2013.

MARTINS, Cleidis Beatriz Nogueira. Evasão de alunos nos cursos de Graduação em uma instituição de ensino superior. Dissertação (mestrado) – Fundação Dr. Pedro Leopoldo. 2007.

MAY, Tim. Teoria social e pesquisa social. In: Tim MAY. Pesquisa Social: questões, métodos e processos. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 5.ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998.

MONTMARQUETTE, Claude; MAHSEREDJIAN, Sophie; HOULE, Rachel. The determinants of university dropouts: a bivariate probability model with sample selection. Economics of Education Review, v. 20, n. 5, p. 475-484, 2001.

OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

PEIXOTO, Maria do Carmo L.; BRAGA, Mauro Mendes; BOGUTCHI, Tânia F. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação-Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 8, n.1, p.161-189, mar, 2003.

PEREIRA JUNIOR, Edgar. Compromisso com o graduar-se, com a instituição e com o curso: estrutura fatorial e relação com a evasão. 2012. 89f. (Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação), Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2012.

PRESTES, Emília Maria Trindade; FIALHO, Marilia Gabriela Duarte. Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas de Educação, v. 26, n. 100, p. 869-89, 2018.

RAMOS, Maria da Graça Gomes. Programa REUNI: uma abordagem sobre Permanência e Evasão na UFPel. Eventos Pedagógicos, v. 5, n. 3, p.83-101 Sinop, out. 2014.

REUNI. Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública. Disponível em: < http://reuni.mec.gov.br/ >. Acesso em: jan. 2020

SACCARO, Alice; FRANCA, Marco Túlio Aniceto; JACINTO, Paulo de Andrade. Fatores Associados à Evasão no Ensino Superior Brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Estud. Econ., São Paulo , v. 49, n. 2, p. 337-373, Apr. 2019.

SANTANA, Otacílio Antunes. Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência. Educação (UFSM), Santa Maria, p. 311-328, jul. 2016.

SANTOS BAGGI, Cristiane Aparecida dos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação (Campinas), v. 16, n. 2, p.355-74, 2011.

SANTOS, Fabrício. F. F. Estudo do Perfil dos Alunos Evadidos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Campus Ribeirão Preto. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação Em Administração, 25, 2001, Campinas. Anais. Campinas: ANPAD, 2001.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez 2007.

SILVA, Francisca Islandia Cardoso da et al. Evasão escolar no curso de educação física da Universidade Federal do Piauí. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 17, n. 2, p. 391-404, July 2012.

SILVA, Glauco Peres da. Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Avaliação, Sorocaba, v. 18, n. 2, p. 311-333, July 2013.

Teixeira, Maria Daniele de Jesus e Quito, Fábio de MoraesTaxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) [online]. 2021.

TINTO, Vincent. Classrooms as communities: Exploring the educational character of student persistence. The Journal of higher education, v. 68, n. 6, p. 599-623, 1997.

______. Completing College: rethinking institutional action. London: Chicago Press, 2012

TONTINI, Gérson; WALTER, Silvana Anita. Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos? ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação, v. 19, n. 1, p. 89-110, 2014

UFPEL (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS). Histórico. 2012. Disponível em: http://portal.ufpel.edu.br/historico/ Acesso em: 12 mar. 2020.

UFPEL (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física. Pelotas: UFPEL, 2015. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/esef/documentos/licenciatura-diurno/. Acesso em: 30 mar. 2020.

Published

2023-07-24

Issue

Section

Artigo

How to Cite

EVASION IN HIGHER EDUCATION: ON THE AGENDA THE LICENSE COURSES IN PHYSICAL EDUCATION AT UFPEL: em pauta os cursos de licenciatura em educação física da UFPEL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 3, 2023. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/261119. Acesso em: 19 apr. 2025.