Saúde mental e pandemia da COVID-19
estudo com discentes do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id262014Palabras clave:
Ensino Superior, Saúde Mental, PandemiaResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a percepção acerca do estado de ansiedade e da incidência de transtornos mentais comuns em discentes de ensino superior de instituições pública e particular, na situação de pandemia do novo coronavírus Covid-19. Para isso utilizou-se como método a aplicação de um formulário online com levantamento de perfil dos respondentes, questões referentes a percepções dos estudantes acerca do estado de ansiedade e a aplicação do instrumento Self Reporting Questionnaire (SRQ-20). Os resultados apresentam quadros acentuados e críticos quanto à saúde mental da amostra. A percepção acerca do estado de ansiedade foi identificada em 86% dos discentes da instituição pública e 81% dos discentes da instituição particular. Do mesmo modo, a incidência de transtornos mentais comuns foi identificada em 67% dos discentes da instituição pública e 63% dos discentes da instituição particular.
Referencias
ARAÚJO, Tânia Maria; PINHO, Paloma Sousa; ALMEIDA, Maura Maria Guimarães. Prevalência de transtornos mentais comuns em mulheres e sua relação com as características sociodemográficas e o trabalho doméstico. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., v.5, n.3, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292005000300010>. Acesso em 14 abr. 2021.
BITTENCOUR, Renato Nunes Bittencurt. Pandemia, isolamento social e colapso global. REA, v.19, n.221, 2020. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52827>. Acesso em: 13 abr. 2021.
CARLETO, Cíntia Tavares; MOURA Raíssa Cristia Dias; SANTOS, Virgínia Souza; PEDROSA, Leila Aparecida Kauchakje. Adaptação à universidade e transtornos mentais comuns em graduandos de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm., v.20, 2018. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fen/article/view/43888>. Acesso em: 13 abr. 2021.
COELHO, Ana Paula Santos; OLIVEIRA, Daniela Sousa; FERNANDES, Elionara Teixeira Boa Sorte; SANTOS, Alana Libânia de Souza; RIOS, Mônica Oliveira; FERNANDES, Emanuella Soares Fraga; NOVAES, Cristiane Pereira; PEREIRA, Tatiana Barreto; FERNANDES, Talitha Sonally Soares. Mental health and sleep quality among university. Research, Society and Development, v.9, n.9, 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8074>. Acesso em: 13 abr.2021.
CONCEIÇÃO, Ludmila de Souza.; BATISTA, Cássia Beatriz; DÂMASO, Juliana Gomes; PEREIRA, Bruna Schipmann; CARNIELE, Rafael Cevolani; PEREIRA, Gabriel dos Santos. Saúde mental dos estudantes de medicina brasileiros: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), n.3, v.24, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-40772019000300012>
DANCEY, Christiane.; REIDY, John. Estatística sem matemática para psicologia: Usando SPSS para Windows. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2006.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Monitora Covid-19. Rio de Janeiro (RJ): 2021.
GONÇALVES, Daniel Maffasioli; STEIN, Airton Tetelbon; KAPCZINSKI, Flavio. Avaliação de desempenho do Self-Reporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cad. Saúde Pública, v.24, n.2, 2008. Disponível em:< https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0102-311x2008000200017&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 13 abr.2021.
GRANER, Karen Mendes; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência e Saúde Coletiva, v.24, n.4, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413 81232019000401327&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 13 abr. 2021.
GUNDIM, Vivian Andrade; ENCARNAÇÃO, Jhonatta Pereira da; SANTOS, Flavia Costa; SANTOS, Josenaide Engracia dos; VASCONCELLOS, Erika Antunes; SOUZA, Rosemeire Cardoso de. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Rev baiana enferm., v.35, e.7293, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37293>. Acesso em: 13 abr.2021.
JESUS, Jaqueline Goes de; SACCHI, Claudio; CANDIDO, Darlan da Silva; CLARO, Ingra Morales; SALES, Flavia Cristina; MANULI, Erika Regina; SILVA, Daniela Bernardes Borge da; PAIVA, Terezinha Maria de; PINHO, Margarete Aparecida Benega; SANTOS, Katia Correa de Oliveira; HILL, Sarah Catherine. Importation and early local transmission of COVID-19 in Brazil. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo., v.62, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0036-46652020000100218>. Acesso em: 13 abr. 2021.
LEÃO, Andrea Mendes; GOMES, Ileana Pitombeira; FERREIRA, Marcelo José Monteiro; CAVALCANTI, Luciano Pamplona de Góes. Prevalência e Fatores Associados à Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. Rev. Bras. Educ. Méd., v.42, n.4, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010055022018000400055&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 14 abr. 2021.
LOYOLA, Maria Andrea. Covid-19: Uma agenda de pesquisa em torno das questões de gênero. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v.30, n.3, e.300312, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300312>. Acesso em: 13 abr.2021.
MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), v.37, e.200067, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2020000100504&script=sci_arttext#:~:text=Os%20estudantes%20que%20integraram%20o,negativo%20da%20pandemia%20nos%20estudantes>. Acesso em 14 abr. 2021.
MORALES, Victor; LOPEZ, Yanelixa América Frutos. Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. RAEU-BENGO, v.2, n.3, 2020. Disponível em: <https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/205#:~:text=Diante%20dos%20achados%2C%20concluiu%2Dse,%2C%20inclusive%2C%20sua%20sa%C3%BAde%20mental. >. Acesso em: 13 abr.2021.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). Materiais de comunicação sobre COVID-19. Distrito Federal (DF): 2021.
RODRIGUES, Bráulio Brandão; CARDOSO, Rhaissa Rosa de Jesus; PERES, Caio Henrique Rezio; MARQUES, Fábio Ferreira. Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. Rev. Bras. de Educ. Méd., v.44, n.149, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022020000500302&script=sci_arttext>. Acesso em 13 abr. 2021.
STEVANIM, Luiz Felipe. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, v.215, 2020. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43180/2/Exclus%c3%a3oNadaRemota.pdf>. Acesso em: 13 abr.2021.
SILVA, Adriano Gonçalves; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos; LIMA, Maria Cristina Pereira .Apoio social e transtorno mental comum entre estudantes de Medicina. Rev. bras. epidemiol., v.17, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2014000100229&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 13 abr.2021.
WANG, Cuiyan; PAN, Riyu; WAN, Xiaoyang; TAN, Yilin; XU, Linkang, HO, Cyrus; HO, Roger. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. Int J Environ Res Public Health, v.6; n.17, 2020. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32155789/>. Acesso em 14 abr. 2021.
WEISS Paul; MURDOCH, David. Clinical course and mortality risk of severe COVID-19. The Lancet, v.395, n.1022, 2020. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/en/covidwho-9270?lang=pt>. Acesso em: 13 abr.2021.
ZWIELEWSKI, Graziele; OLTRAMARI, Gabriela; SANTOS, Adair Roberto; NICOLAZZI, Emanuela Melina; MOURA, Josiane Albanás; SANTANA, Vânia; SCHLINDWEIN-ZANINI, Rachel; CRUZ, Roberto Moraes. Protocolos para tratamento psicológico em pandemias: as demandas em saúde mental produzidas pela Covid-19. Revista Debates in Psychiat. 2020. Disponível em: http://www.hu.ufsc.br/setores/neuropsicologia/wp-content/uploads/sites/25/2015/02/Protocolos-psic-em-pandemias-covid-final.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.