O Preconceito, na verdade, é desconhecimento

proposta de ações de acessibilidade para inclusão e permanência de servidores com deficiência em uma universidade federalRAL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id264090

Palabras clave:

Ações de Acessibilidade, Inclusão, Permanência, Servidores com Deficiência, Universidade.

Resumen

O ingresso das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é assegurado em lei. No entanto, apenas possibilitar a vaga não garante a plena inclusão e permanência destas pessoas no âmbito laboral. É necessário que as organizações estejam preparadas e tenham em sua cultura a prática de ações de acessibilidade que contribuam para este processo. Este estudo objetivou propor ações de acessibilidade de acordo com o panorama da inclusão e permanência de servidores com deficiência em uma Universidade Federal no interior do Rio Grande do Sul. Com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, foi desenvolvido com analise de conteúdo de informações oriundas de questionários com perguntas abertas, aplicados a 26 servidores com deficiência da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os resultados encontrados indicam que a UFSM está no caminho para construir uma Universidade acessível, mas ainda apresenta barreiras, principalmente atitudinais, que podem ser minimizadas com ações de acessibilidade propostas. Além de compreender o panorama da inclusão e permanência dos servidores com deficiência em uma Universidade Pública, o presente estudo traz uma proposta de ações de acessibilidade que podem propiciar melhores condições de trabalho para as pessoas com deficiência. Preenche uma lacuna de estudos direcionados para os servidores com deficiência e de ações que auxiliem na sua real inclusão e permanência no ambiente laboral.

Biografía del autor/a

  • Giseli Wagner, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Mestre. 

  • Márcia Zampieri Grohmann, Universidade federal de Santa Maria (UFSM)

    Doutora

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Publicado

2025-03-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O Preconceito, na verdade, é desconhecimento: proposta de ações de acessibilidade para inclusão e permanência de servidores com deficiência em uma universidade federalRAL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024026, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id264090. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/264090. Acesso em: 19 apr. 2025.