O Acesso de estudantes indígenas na Universidade Federal do Maranhão

As implicações da Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id270964

Keywords:

Ação afirmativa, Indígena, Ensino superior

Abstract

Este artigo tem o propósito de refletir sobre o acesso de estudantes indígenas na Universidade Federal do Maranhão-UFMA, com foco nas implicações advindas com a implantação da Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnica nos processos de ingresso, de ocupação de vagas e de perfil de estudantes ingressantes nas vagas destinadas aos povos indígenas dos cursos presenciais desta universidade no período de 2007 a 2021. A pesquisa é exploratória- descritiva e a análise apoiou-se, entre outros, na perspectiva teórica de Bourdieu (2019, 2020), autores como Baniwa (2019), Oliveira (2018;2020), Maciel (2009) e em análise documental de normativas institucionais e relatórios do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFMA. Observou-se que após a Comissão, novos critérios de identidade indígena são exigidos com intuito de minimizar as fraudes. Mesmo com uma diminuição da taxa de ocupação dessas vagas, os dados do perfil de ingressantes sinalizam uma ocupação mais efetiva de indígenas.

Author Biographies

  • Patrícia Rosa Santana Guzmán, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

    Mestranda em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação da UFMA. Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Atualmente é Tecnica em Assuntos Educacionais vinculada a Pró-reitoria de Ensino da UFMA e professora de língua portuguesa e inglesa no ensino médio da rede estadual de ensino do estado do Maranhão. 

  • Ednaldo dos Reis Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

    Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE-UFMA, Pedagogo Licenciado em Pedagogia (2014), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2015) ambos pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, possui curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Santa Fé (2016). Atualmente é Pedagogo do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Universidade Federal do Maranhão - Campus São Bernardo, compõe a Comissão de Heteroidentificação em Ações Afirmativas e membro do Grupo de Estudos em Ações Afirmativas, Desigualdades e Trajetórias na Educação-GEADT; Foi Professor Substituto no Curso de Ciências Naturais - Química da UFMA - Campus São Bernardo. Tem experiência em docência na Educação Infantil na Rede Municipal de São Luís - MA, no Ensino Fundamental na rede Municipal de Paço do Lumiar - MA

  • Angelo Rodrigo Bianchini, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

    Doutorado em Educação, com atuação na área de Política Educacional - Educação Superior. Atualmente é professor Associado do Departamento de Educação III, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e Coordenador Estadual do Fórum dos Coordenadores Institucionais do PIBID e Residência Pedagógica - ForPIBID  Membro dos grupos de pesquisas Estado e Gestão Educacional (PPGE-UFMA) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFMA). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO/UFMA e do Programa de Mestrado em Educação - PPGE/UFMA.

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Published

2025-03-31

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Artigo

How to Cite

O Acesso de estudantes indígenas na Universidade Federal do Maranhão: As implicações da Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024006, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id270964. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/270964. Acesso em: 19 apr. 2025.