O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO BASEADO NOS GRUPOS DE PESQUISA

Autores/as

  • Carlos Roberto Massao Hayashi Universidade Federal de São Carlos
    • Amarílio Ferreira Junior Universidade Federal de São Carlos

      Palabras clave:

      Educação. História da educação. Análise bibliométrica. Produção científica.

      Resumen

      O estudo realizado refere-se ao campo da História da Educação no Brasil e foi baseado na análise dos grupos de pesquisa que integram o Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Utilizou-se software de análise bibliométrica com o objetivo identificar as características dos grupos de pesquisa. Os resultados obtidos na base censitária 2004 do Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq identificaram a existência de 108 grupos e 317 linhas de pesquisa em História da Educação. Entre as temáticas de pesquisa se destacaram história da educação, formação de professores e história da educação em temas específicos.

      Biografía del autor/a

      • Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos
        Mestrado e Doutorado em Educação - PPGE/UFSCar

      Publicado

      2010-09-20

      Número

      Sección

      Artigos

      Cómo citar

      O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO BASEADO NOS GRUPOS DE PESQUISA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/32574. Acesso em: 14 oct. 2025.