PRÁXIS E “CATARSIS” COMO REFERÊNCIAS AVALIATIVAS DAS AÇÕES EDUCACIONAIS DAS ONG’S, DOS SINDICATOS E DOS PARTIDOS POLÍTICOS

Autores/as

  • Marcos Francisco Martins UFSCar-campus Sorocaba

Palabras clave:

Antônio Gramsci (1891-1937), avaliação, catarse, educação, práxis

Resumen

O presente artigo trata das referências avaliativas das ações educacionais desenvolvidas pelas ONG’s, sindicatos e partidos políticos, que são entendidas como práxis capazes de gerar “catarsis” de diferentes tipos. Sustentado teoricamente em, basicamente, três autores: Marx, Gramsci e Vázquez, o texto inicia apresentando alguns apontamentos sobre o conceito de práxis e sobre o de “catarsis”, para posteriormente identificar a educação como um processo práxico e catártico. Essa compreensão da educação, que resgata os conceitos de “práxis comunitária” e “práxis social”, resulta em dupla asserção conclusiva, a saber: primeiro, que todo processo educativo resulta em alguma transformação e, segundo, que nem toda transformação resultante da educação é capaz de alterar as estruturas e superestruturas que caracterizam a totalidade da vida social.

Biografía del autor/a

  • Marcos Francisco Martins, UFSCar-campus Sorocaba
    Professor Adjunto da UFSCar - Campus Sorocaba-SP - e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP (1993), com mestrado (1999) e doutorado (2004) em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, foi Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação - do Unisal (2006-2007) e Editor da Revista de Ciências da Educação (de 2007 a 2010). Tem experiência na área da pesquisa em Educação com ênfase em seus fundamentos. A partir do legado teórico-metodológico de Antonio Gramsci, dialoga com temas relacionados à filosofia da educação escolar e não-escolar.

Publicado

2011-09-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PRÁXIS E “CATARSIS” COMO REFERÊNCIAS AVALIATIVAS DAS AÇÕES EDUCACIONAIS DAS ONG’S, DOS SINDICATOS E DOS PARTIDOS POLÍTICOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/45023. Acesso em: 19 apr. 2025.