AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DO SINAES: A CPA EM QUESTÃO

Autores/as

  • Assis Leão da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
    • Alfredo Macedo Gomes UFPE

      Palabras clave:

      Avaliação. Educação superior. SINAES.

      Resumen

      O estudo trata da política de avaliação da educação superior, o SINAES, com ênfase especial sobre a atuação das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) no processo de implementação de avaliação institucional nas universidades federais. Parte-se do pressuposto de que as indefinições acerca da dinâmica de implementação do SINAES têm dificultado a adoção de uma concepção de avaliação mais próxima de seus princípios e pressupostos teórico-metodológicos. Analisa-se as atividades desenvolvidas pela CPA com o objetivo de problematizar a dinâmica de implementação do SINAES no que se refere ao processo de avaliação interna. Os dados foram levantados por meio de entrevistas com os membros da CPA em duas Universidades Federais situadas na região Nordeste do Brasil. Foram também levantados a legislação pertinente e documentos junto as IFES. A análise dos dados revela, entre outras coisas, que o SINAES, por meio da auto-avaliação, não tem conseguido instituir a prática da avaliação sistêmica baseada no paradigma subjetivista.

      Biografía del autor/a

      • Assis Leão da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
        Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
      • Alfredo Macedo Gomes, UFPE
        Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsita PQ CNPq.

      Publicado

      2011-09-12

      Número

      Sección

      Artigos

      Cómo citar

      AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DO SINAES: A CPA EM QUESTÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/47275. Acesso em: 14 oct. 2025.