ACESSO NAS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIMENSÕES E INDICADORES EM QUESTÃO

Autores/as

  • Maria das Graças Martins da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso Universidade Federal de Mato Grosso

Palabras clave:

Acesso à educação superior. Democratização do acesso. Acesso democrático.

Resumen

O texto tem por objetivo abordar o acesso à educação superior na perspectiva de atribuir-lhe uma significação e propor indicadores para balizá-lo, tendo em vista a democratização do acesso e/ou o pleno acesso. A par disso, traça um panorama das políticas da educação superior e apresenta um quadro da realidade, com base na pesquisa bibliográfica e documental. Conclui que os avanços observados transcorrem sem referência ao acesso democrático, no que esse tem de elevado, substancial, abrangente.

Biografía del autor/a

  • Maria das Graças Martins da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso
    Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais.
  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Universidade Federal de Mato Grosso
    Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT e coordenadora do Curso de Nutrição dessa universidade. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais.

Publicado

2013-09-02

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ACESSO NAS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIMENSÕES E INDICADORES EM QUESTÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/86741. Acesso em: 19 apr. 2025.