A AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NOS VESTIBULARES E OUTROS CONCURSOS: A QUESTÃO DA SUBJETIVIDADE

Autores/as

  • Eliana Amarante de Mendonça Mendes Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

subjetividade, avaliação da produção escrita, insustentabilidade, ENEM

Resumen

Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre o problema da subjetividade na avaliação de redações em vestibulares e outros concursos e demonstrar a inviabilidade de se manter tal tipo de prova, dada a impossibilidade de se fazer justiça aos candidatos. Apresento uma sucinta revisão bibliográfica sobre o tema, alguns dados históricos sobre a avaliação através dos tempos e o estado da arte no Brasil. Analiso o sistema de avaliação de redações do ENEM, mostrando sua insustentabilidade. Apoio-me, teoricamente, em Bakhtin e em especialistas em avaliação. Apresento, também, uma pequena pesquisa empírica sobre o sistema de avaliação de redações do ENEM.

Biografía del autor/a

  • Eliana Amarante de Mendonça Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora Titular em Estudos Linguísticos Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN - FALE - UFMG)

Publicado

2013-04-16

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NOS VESTIBULARES E OUTROS CONCURSOS: A QUESTÃO DA SUBJETIVIDADE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/89315. Acesso em: 19 apr. 2025.