A AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NOS VESTIBULARES E OUTROS CONCURSOS: A QUESTÃO DA SUBJETIVIDADE

Autores

  • Eliana Amarante de Mendonça Mendes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

subjetividade, avaliação da produção escrita, insustentabilidade, ENEM

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre o problema da subjetividade na avaliação de redações em vestibulares e outros concursos e demonstrar a inviabilidade de se manter tal tipo de prova, dada a impossibilidade de se fazer justiça aos candidatos. Apresento uma sucinta revisão bibliográfica sobre o tema, alguns dados históricos sobre a avaliação através dos tempos e o estado da arte no Brasil. Analiso o sistema de avaliação de redações do ENEM, mostrando sua insustentabilidade. Apoio-me, teoricamente, em Bakhtin e em especialistas em avaliação. Apresento, também, uma pequena pesquisa empírica sobre o sistema de avaliação de redações do ENEM.

Biografia do Autor

  • Eliana Amarante de Mendonça Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora Titular em Estudos Linguísticos Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN - FALE - UFMG)

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Publicado

16-04-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NOS VESTIBULARES E OUTROS CONCURSOS: A QUESTÃO DA SUBJETIVIDADE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/89315. Acesso em: 19 abr. 2025.