AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE: CONCEPÇÕES, INTENCIONALIDADES, REFLEXÕES

Autores

  • Leila Pacheco Cavalcante
  • Maria Aparecida Mello

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem. Saúde. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou os sentidos da avaliação da aprendizagem no ensino de graduação em saúde. Apresenta e analisa concepções e intencionalidades dessa atividade sob o ponto de vista de professores. Trata-se de pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os dados da pesquisa foram obtidos de entrevistas com docentes dos cursos investigados. Os depoimentos revelam concepções de avaliação com diferentes epistemologias. Enquanto uns a enxergam como instrumento de controle para forçar o aluno a estudar, outros a distinguem como estratégia essencial à qualidade do ensino e a formação profissional. Contata-se à avaliação como instrumento de punição para aqueles alunos que, por um ou outro motivo, não conseguiram chegar ao ponto esperado pelo professor. Qualifica-se a avaliação como atividade necessária no planejamento do ensino, na orientação da gestão pedagógica e no desenvolvimento institucional, mas ainda não se consegue fazer dela uma ferramenta apropriada para diagnosticar as deficiências do ensino e suas implicações na aprendizagem. Em vista disso, questiona-se a pertinência da avaliação praticada e dos instrumentos utilizados para identificar se o aluno aprendeu ou não; Se imputa a insuficiente formação para o exercício da docência como elemento responsável pela deficiência de habilidades para lidar de forma apropriada com essa atividade. Além disso, confirma-se a inexistência de condições objetivas de trabalho que proporcionem esse aprendizado na medida equivalente às especificidades da área de atuação.

Biografia do Autor

  • Leila Pacheco Cavalcante
    Docente da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas, Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.
  • Maria Aparecida Mello
    Doutora pela Universidade Federal de São Carlos. Docente no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky - NEEVY

Downloads

Publicado

23-06-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE: CONCEPÇÕES, INTENCIONALIDADES, REFLEXÕES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/109148. Acesso em: 19 abr. 2025.