Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior: A produção científica da Revista Estudos em Avaliação Educacional em questão

Autores

  • Adolfo Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Heloisa Poltronieri Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Educação superior. Universidade.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a produção científica, a respeito da avaliação da aprendizagem na educação superior, divulgada na Revista Estudos em Avaliação Educacional (EAE) em um período de 20 anos, abarcando desde sua criação em 1990 até 2010. Estudos apontam que a Revista EAE, editada pela Fundação Carlos Chagas, juntamente com a revista Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES) constituem-se, no Brasil, em referencias básicas na disseminação do conhecimento científico da área da avaliação da educação. Neste artigo, inserido nos estudos do chamado estado da arte, identificam-se as tendências temáticas predominantes na revista em questão a respeito da avaliação da aprendizagem na educação superior. Dentre as temáticas identificadas destacam-se vestibular, práticas avaliativas, teoria da avaliação, avaliação da aprendizagem, diversidade cultural, sendo que a temática “vestibular” apresentou o maior número de artigos, com discussões teóricas altamente instrumentais, estreitamente vinculadas aos serviços prestados pela fundação promotora da referida revista.

Biografia do Autor

  • Adolfo Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Pós-Doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, SP, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
  • Heloisa Poltronieri, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Bolsista Capes de 2010 a 2012), docente da Faculdade de Educação da mesma universidade e Professora da rede municipal de ensino do Município de Campinas.

Downloads

Publicado

23-06-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior: A produção científica da Revista Estudos em Avaliação Educacional em questão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/109813. Acesso em: 19 abr. 2025.