Controle do trabalho docente: provocações foucaultianas para análise da gestão universitária

Autores

  • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Thereza Pompa Antunes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Almir Martins Vieira Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Trabalho docente. Controle. Vigilância. Gestão universitária

Resumo

Este trabalho aborda os dispositivos de vigilância, controle e adestramento (dressage) da prática docente introduzidos no ambiente educacional pelos modelos gerencialistas presentes na gestão universitária. Seu objetivo é apresentar uma análise sobre a utilização desses dispositivos no contexto educacional brasileiro e ampliar a discussão sobre o tema. Teoricamente, assume-se o trabalho de Michel Foucault, especialmente sua concepção de poder, desenvolvida na obra Surveiller et punir (Foucault, 1975), para identificação de elementos para análise dos dispositivos presentes no ambiente educacional brasileiro contemporâneo. São consideradas também as proposições de Moeglin (2010), em sua análise sobre as indústrias educativas. A prática docente parece se encontrar vinculada aos dispositivos mencionados anteriormente, fato que compromete seu papel de responsável pela transformação social dos estudantes. Gestores escolares se esquecem de que, ao instituírem novas práticas para o trabalho docente, se deparam com outras já existentes, imbricadas na figura do professor.

Biografia do Autor

  • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutor em Contabilidade e Atuária (2007) pela Universidade de São Paulo (USP) Professor do curso de mestrado profissional em Controladoria Empresarial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor do curso de Administração da Universidade Metodista de São Paulo
  • Maria Thereza Pompa Antunes, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutora em Controladoria e Contabilidade (2004) pela Universidade de São Paulo (USP) Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo
    Doutor em Educação (2007) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração e da Cátedra Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo

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Publicado

31-07-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Controle do trabalho docente: provocações foucaultianas para análise da gestão universitária. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/113489. Acesso em: 19 abr. 2025.