ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS DE ACREDITAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA COLÔMBIA: INTERFACES COM O BRASIL

Autores

  • Vicente de Paula Almeida Junior
  • Afrânio Mendes Catani Faculdade de Educação – FE/USP

Palavras-chave:

Processo de Bolonha. Educação superior. Acreditação. Avaliação. Políticas educacionais.

Resumo

Apresentamos, neste artigo, algumas características das políticas de acreditação e de avaliação da educação superior da Colômbia e as suas interfaces com o Brasil. O nosso intuito geral é o de contribuir para o debate referente à reflexão sobre o papel dessas políticas no desenvolvimento dos sistemas de educação superior na região. Especificamente, nos propomos a levantar, comparando com a realidade brasileira, alguns pontos relevantes da Colômbia em relação às múltiplas complexidades nas quais estão inscritos, na atualidade, os temas da acreditação e da avaliação. De modo geral, segundo os estudos parcialmente construídos aqui, os mecanismos de acreditação e avaliação estão na lista de prioridades da agenda governamental e acadêmica tanto na Colômbia quanto no Brasil. Nesse quadro, eles representam o esforço de cooperação internacional na região, porém com dupla finalidade e não isento de contradições: de um lado para defender os interesses nacionais, dando ênfase na educação superior como bem público sujeita às ações e estratégias do Estado e não do mercado e, de outro, para ampliar a mobilidade estudantil e docente num quadro crescente de mudanças sociais, econômicas e culturais, garantindo e assegurando a qualidade da formação educacional e científica das pessoas.

Downloads

Publicado

29-09-2009

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS DE ACREDITAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA COLÔMBIA: INTERFACES COM O BRASIL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, 2009. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/12493. Acesso em: 19 abr. 2025.