DOCENTES INVESTIGADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ESTUDO SOBRE O USO DE RECURSOS INFORMÁTICOS NO PROCESSO DE PESQUISA

Autores

  • Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira
  • Francislê Neri de Souza
  • Rui Marques Vieira Vieira

Palavras-chave:

Perfil docente. Programas e Pós-Graduação em Educação. Processos de pesquisa. Software de apoio à análise de dados.

Resumo

Este estudo propõe compreender o perfil dos docentes brasileiros em relação ao uso de recursos tecnológicos, mais especificamente os computacionais, no âmbito de suas investigações. Para eleger os sujeitos da pesquisa, optou-se por inquirir, a partir da aplicação de questionários, um grupo representativo de investigadores da área de Educação ligados a programas de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado de diferentes Instituições de Ensino Superior, referenciadas pelo Ministério da Educação do Brasil como programas de excelência. A base de análise partiu da abordagem quantitativa em um estudo de caráter exploratório a partir de multiplicidades de dimensões de conteúdos presentes nos posicionamentos e ideias dos sujeitos pesquisados. Como orientação dos procedimentos metodológicos buscou-se na literatura as bases e fundamentos epistemológicos acerca de princípios e processos tecnológicos, a partir de um contexto histórico, bem como documentos oficiais para fundamentação política. Como principais resultados, foi possível identificar concentração dos programas de mestrados e doutorados em Educação, de excelência, na Região Sudeste do Brasil; presença de novos docentes, em tempo no programa e em idade; forte correlação entre a idade dos docentes inqueridos com o período de formação em nível de graduação, com correlação reduzida em nível de mestrado e não confirmada em nível de doutorado; utilização de bases eletrônicas de dados pela maioria absoluta dos docentes pesquisados, e de softwares no âmbito de suas pesquisas, valendo-se de pesquisas mistas (quali-quantitativa), com apoio de recursos informatizados.

Biografia do Autor

  • Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira
    Pós-doutor em Tecnologias de Investigação pela Universidade de Aveiro, Portugal – UA. Pós-doutor em Tecnologias Assistivas pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil – UFU. Doutor em educação pela Universidade Federal de Goiás, Brasil – UFG. Diretor do Núcleo de Acessibilidade e professor da Faculdade de Educação da UFG.

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Publicado

05-08-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DOCENTES INVESTIGADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ESTUDO SOBRE O USO DE RECURSOS INFORMÁTICOS NO PROCESSO DE PESQUISA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/125858. Acesso em: 19 abr. 2025.