POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. UMA ANÁLISE CRÍTICA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO EXTERNA DE ESCOLAS, EM PORTUGAL
Palavras-chave:
Qualidade. Personificação. Controlo social. Avaliação institucional.Resumo
Com este artigo pretende-se abordar a noção de qualidade, invocando não só as ideias de Lipovestky e Gil, mas também os discursos que são construídos sobre a avaliação institucional. Exploram-se, num primeiro ponto, as lógicas de personificação e de controlo social, entendendo-se a sua presença na avaliação como complementares e, num segundo ponto, a noção de qualidade, com recurso à análise do modelo de avaliação externa de escolas, em implementação na realidade escolar portuguesa. O artigo serve de análise crítica das políticas de partilha de conhecimento, cada vez mais preponderantes na regulação das políticas nacionais e na configuração de modelos de avaliação.Downloads
Edição
Seção
Dossiê
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Como Citar
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. UMA ANÁLISE CRÍTICA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO EXTERNA DE ESCOLAS, EM PORTUGAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/135906. Acesso em: 19 abr. 2025.