QUESTÕES, OBJETOS E PERSPETIVAS EM AVALIAÇÃO

Autores

  • Almerindo Janela Afonso

Palavras-chave:

Avaliações. Políticas de Avaliação. Accountability.

Resumo

O texto pretende revisitar e sinalizar alguns problemas que se colocam ao campo da avaliação educacional. Tendo em conta o ensino não superior, o autor faz a crítica à excessiva centralidade da avaliação dos alunos, à qual tem vindo a subordinar-se (frequentemente de forma contraditória e com consequências muito discutíveis) a avaliação institucional das escolas, a avaliação do desempenho profissional dos professores e, mesmo, a avaliação das políticas educacionais. Chamando a atenção para a necessidade de constituir como objeto de estudo as conexões e interações entre as diferentes formas de avaliação, o artigo também coloca em causa as chamadas políticas de responsabilização, e sublinha, em consequência disso, ser urgente pensar em formas alternativas de accountability.

Downloads

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

QUESTÕES, OBJETOS E PERSPETIVAS EM AVALIAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/135916. Acesso em: 19 abr. 2025.