A EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS NO BRASIL A PARTIR DE 1990

Autores

  • José da Silva Santos Junior Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Acesso à educação superior, Evasão estudantil

Resumo

O objetivo é produzir um levantamento de pesquisas sobre evasão na educação superior, realizadas a partir da década de 1990 no País, constituindo o “Estado da Arte” sobre essa temática. Respondendo às críticas sobre esse tipo de pesquisa, o presente trabalho vai além do mapeamento bibliográfico produzido com a leitura e análise de resumos, uma vez que, a partir da leitura integral de textos selecionados, identifica os enfoques aí abordados, situados temporalmente no contexto de expansão do acesso a este nível de ensino. Metodologicamente, recorreu-se aos bancos de dados Scielo, GT11/Anped, Capes e BDTD, localizando-se 07 teses, 34 dissertações e 31 artigos. Constata-se que os estudos relacionados a causas e a estratégias de controle da evasão são os mais numerosos, representando mais da metade dos trabalhos analisados. Observou-se que, ainda, há divergências conceituais e metodológicas, não pontuadas na literatura analisada. Portanto, considera-se que a evasão na educação superior vem se apresentando como importante temática de pesquisa, em que o estabelecimento de um campo de discussão sólido poderá contribuir para melhor compreensão do processo.

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Publicado

07-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS NO BRASIL A PARTIR DE 1990. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 385–402, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/149526. Acesso em: 19 abr. 2025.