A DIMENSÃO TEÓRICA DA FORMAÇÃO DOS FORMADORES EM DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: influências no pensamento contemporâneo e repercussões nas práticas de formação
Palavras-chave:
Referentes teóricos. “Sujeitos Endereço” em didática e práticas de ensino. Comunidade epistêmica.Resumo
Identifica e analisa os referentes teóricos que os autores nacionais, professores simposistas do XV Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino 2008, utilizam para qualificar práticas de formação, em especial da educação superior. Analisa como esses referentes influenciam a produção brasileira contemporânea e são reconhecidos no pensamento e produção de 46 simposistas que responderam aos questionários, via correio eletrônico. Levando em conta os resultados das informações obtidas no campo empírico, é possível indicar pelo menos quatro grupos de análise que podem ajudar na sistematização das respostas: os livros mais importantes na formação; os brasileiros mais citados na área; os estrangeiros preferenciais nas atividades como docente/pesquisador e os brasileiros preferenciais nas atividades como docente/pesquisador. Guardadas as distintas especificidades, a preocupação com as relações entre saber e poder bem como com a historicidade da formação do professor dá-se de maneira contundente. Há, de parte dos sujeitos dessa pesquisa, o que se pode denominar de “sujeitos endereço” na área da Didática e das Práticas de Ensino no país, que defendem uma explícita opção epistemológica voltada às teorias críticas e/ou pós-críticas e pós-colonialistas que permitem ver a educação de uma nova perspectiva ao retirarem o foco de conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem e colocarem-no na análise dos conceitos de ideologia e poder. Observa não haver na comunidade epistêmica analisada endogenia ou colonização e que autores brasileiros são reconhecidos como referência para todas as áreas do ENDIPE.Downloads
Publicado
06-10-2009
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A DIMENSÃO TEÓRICA DA FORMAÇÃO DOS FORMADORES EM DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: influências no pensamento contemporâneo e repercussões nas práticas de formação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, 2009. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/15007. Acesso em: 19 abr. 2025.