A avaliação das aprendizagens no contexto do estágio no 1º ciclo do ensino básico português: o relato do supervisor de estágio da universidade
Palavras-chave:
Formação inicial de professores, 1º ciclo do ensino básico, estágio, avaliação das aprendizagensResumo
Atualmente, a formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico português vive mudanças significativas em termos curriculares e pedagógicos e, consequentemente, também a avaliação das aprendizagens dos futuros professores daquele nível de ensino. Dada a importância do estágio na formação desses futuros professores, foi nossa intenção compreendermos a prática de avaliação das aprendizagens dos estagiários através do discurso do supervisor de estágio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tendo acedido a esse discurso através de uma entrevista semi-estruturada ao supervisor de estágio, os resultados obtidos permitiram-nos concluir que ele procura realizar uma prática de avaliação formativa e formadora das aprendizagens, concretizada pela delimitação e informação dos futuros professores dos critérios de avaliação das diferentes tarefas de estágio, pela utilização de diversos instrumentos de recolha de informações, pelo feedback contínuo dado aos estagiários e pelo acompanhamento e orientação individualizados à prática de cada estagiário.Downloads
Publicado
07-06-2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Como Citar
A avaliação das aprendizagens no contexto do estágio no 1º ciclo do ensino básico português: o relato do supervisor de estágio da universidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 420–439, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/151454. Acesso em: 19 abr. 2025.