A influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores para o ensino na EAD: proposição de um modelo analítico

Autores

  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco http://orcid.org/0000-0002-0621-7505
  • José Ricardo Costa Mendonça UFPE/PROPAD Universidade Federal de Pernambuco/Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Milka Alves Correia Barbosa UFAL Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Competências eletrônicas. Educação a distância. Ensino superior.

Resumo

O Brasil vem sofrendo, desde 2002, um significativo processo de interiorização do ensino superior, por meio da criação de novos Campi e também por meio da criação de novas Instituições de Ensino Superior. Este fenômeno parece ter ocorrido principalmente devido as condições econômicas favoráveis neste período e a políticas públicas específicas do Governo Federal e, em alguns casos, de Governos Estatuais. Ao se considerar, portanto, o novo contexto educacional estabelecido pelo avanço tecnológico, pelo estímulo ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e pela consolidação da EAD, acredita-se ser de fundamental importância a consideração de competências tecnológicas no exercício da profissão docente. Nesse sentido, a competência eletrônica deve ser compreendida como uma competência para a ação específica de professores para dominar as tecnologias de aprendizagem. Sua aquisição requer mais do que aprender, respectivamente, novos conhecimentos, desenvolver novas competências ou a assumir novas atitudes. Partindo desta premissa, este estudo tem como objetivo a proposição de um modelo analítico que permita avaliar a influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores do ensino superior para a Educação a Distância (EAD). Para a consecução do objetivo deste trabalho, após uma revisão sistemática da literatura e análise teórica, revisita-se o conceito de “competência para ação”, fundamentando as disposições do indivíduo para a ação competente, os contextos e as normas consensuais, que determinam os padrões adequados (ou apropriados) do comportamento. Posteriormente, apresenta-se uma discussão sobre as competências para o ensino superior e, em especial, as competências eletrônicas para a EAD. E, por fim, detalha-se as condições institucionais do modelo de sinergia para competências eletrônicas, finalizando com a proposição do modelo.

Biografia do Autor

  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco
    Doutora, Mestre e Bacharel em Administração (UFPE, 2015, 2004, 2001). Atualmente é professora Adjunta I do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), professora permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UNIVASF), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido - PPGDiDeS (nível: mestrado profissional) e coordenadora e pesquisadora de projetos apoiados pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências profissionais. É revisora de periódicos e eventos acadêmicos da área. Consultora ad hoc da CAPES e FACEPE. Temas de interesses em pesquisa: relações de trabalho, representações sociais, impactos da nova morfologia do trabalho, temas comportamentais (estresse, burnout, diversidade), sindicalismo e movimento operário; e Ensino e Pesquisa em Administração (competências profissionais e docentes; educação a distância; incorporação das TIC ao processo ensino-aprendizagem). Contextos e públicos de interesse em pesquisa: jovens trabalhadores; organizações; organizações sindicais, e instituições de ensino públicas e privadas. Líder do GP: CEOS - Centro de Estudos Organizacionais do Semiárido.
  • José Ricardo Costa Mendonça, UFPE/PROPAD Universidade Federal de Pernambuco/Programa de Pós-Graduação em Administração
    Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), além de graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE e Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012). Professor do PROPAD - Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Milka Alves Correia Barbosa, UFAL Universidade Federal de Alagoas
    Doutora e Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE, graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Alagoas (1994) e doutoranda do Propad/UFPE . Atualmente é docente da Universidade Federal de Alagoas(UFAL). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes temas: gestão organizacional, análise organizacional, comportamento organizacional, competências gerenciais em IES, gestão de IES, gestão de pessoas,gestão em instituições de saúde. Interesses de pesquisa: competências gerenciais, gestão pública, gestão de IES, gestão da saúde.

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Publicado

09-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores para o ensino na EAD: proposição de um modelo analítico. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 469–493, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/154737. Acesso em: 19 abr. 2025.