POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: LIMITES E DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA

Autores

  • Maria de Fátima Costa de Paula Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Políticas de democratização, universidades federais, limites, desafios

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir as políticas de democratização adotadas nas universidades federais brasileiras, implementadas a partir do Governo Lula, tais como Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Política de Cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, com vagas reservadas para setores de baixa renda e para as minorias étnicas e Políticas de Assistência Estudantil. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográfica e análise documental sobre o tema. A primeira parte do texto traz um panorama da educação superior brasileira nas últimas décadas e a segunda parte analisa os problemas e limites dessas políticas, sobretudo no que se refere à inclusão das camadas desfavorecidas socialmente e das minorias étnicas nos cursos de alta demanda / elevado prestígio social. O texto demonstra que o incremento das políticas de acesso e de assistência estudantil, com aumento de vagas e ingressantes, não tem sido acompanhado da permanência dos estudantes no sistema, com taxas de diplomação e de conclusão dos cursos de graduação decrescentes, nos últimos anos. Nessa perspectiva, inclusão e exclusão, acesso/permanência/evasão devem ser vistos em conjunto e não separadamente. Nas considerações finais, são levantadas questões no sentido de problematizar a inclusão de novos perfis de estudantes em um modelo de universidade que, em grande medida, não se alterou, sendo apontados os principais desafios para a próxima década.

Biografia do Autor

  • Maria de Fátima Costa de Paula, Universidade Federal Fluminense
    Pós-Doutora em Políticas de Educação Superior na América Latina pela Universidad Nacional de Tres de Febrero e Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da UFF e Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

07-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: LIMITES E DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 301–315, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/154971. Acesso em: 19 abr. 2025.