Tempos de fazer, saber e aprender o Parfor da Universidade de Sorocaba
Palavras-chave:
ormação de professores. Parfor. Práticas docentes.Resumo
Aprender é um exercício constante de renovação, dizia Paulo Freire. A partir desse princípio, o texto tem por objetivos: apresentar o Parfor, seu suporte legal e características de funcionamento, entender o caráter histórico-antropológico da educação, caracterizar a implantação e desenvolvimento do Parfor, na Universidade de Sorocaba, e analisar o Programa à luz dos conceitos pedagógicos relacionados à formação e capacitação docente. A pesquisa realizada no desenrolar do curso, se fez pela observação direta do cotidiano e pela coleta de dados decorrente de pesquisa desenvolvida com alunas e professores que conviveram ao longo do processo de estudo. Procedeu-se análise dos resultados permitindo uma reflexão ampliada sobre a formação de professores à luz da proposta do Parfor, das expectativas das alunas e do trabalho docente.Downloads
Publicado
12-06-2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Como Citar
Tempos de fazer, saber e aprender o Parfor da Universidade de Sorocaba. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 529–543, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/155086. Acesso em: 19 abr. 2025.