ÁREAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: RELAÇÃO COM DESEMPENHO ACADÊMICO, PERMANÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

  • Ana Maria Jung de Andrade UFRGS/IFRS
    • Marco Antônio Pereira Teixeira UFRGS

      Palabras clave:

      Universitários, Evasão, Rendimento escolar, Desenvolvimento psicossocial.

      Resumen

      O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma política governamental que visa reduzir a evasão e o baixo desempenho em universidades federais, indicando dez áreas de intervenção. Estudos apontam que a decisão de permanência no curso, o desempenho acadêmico e o próprio desenvolvimento psicossocial dos estudantes universitários são afetados por fatores contextuais, pessoais, relacionais e acadêmicos. Em uma nova universidade multicampi, o objetivo deste estudo foi relacionar a intenção de permanência, o desempenho acadêmico e a percepção de desenvolvimento psicossocial com as áreas do PNAES. Resultados indicaram correlações baixas ou inexistentes das variáveis-alvo com as áreas do PNAES. Destacou-se o desenvolvimento psicossocial relacionado a todas as variáveis analisadas. Implicações dos resultados para o aprimoramento das políticas e das ações de apoio ao êxito acadêmico são discutidas.

      Biografía del autor/a

      • Ana Maria Jung de Andrade, UFRGS/IFRS
        Mestre em Psicologia UFRGS, psicóloga IFRS
      • Marco Antônio Pereira Teixeira, UFRGS
        Doutor UFRGS, professor do Instituto de Psicologia UFRGS

      Publicado

      2017-01-31

      Número

      Sección

      Artigos

      Cómo citar

      ÁREAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: RELAÇÃO COM DESEMPENHO ACADÊMICO, PERMANÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE UNIVERSITÁRIOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 512–528, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/161235. Acesso em: 14 oct. 2025.