ÍNDICE GERAL DE CURSOS E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DAS IES DO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • ANA LUIZA FERNANDES MENDES UCB projeção
  • NORIVAN DUTRA INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Palavras-chave:

Sinaes, ICG, IES, Bahia.

Resumo

Este trabalho faz uma reflexão do processo de avaliação da Educação Superior, com destaque para o Índice Geral de Curso (ICG) nas Instituições de Ensino Superior (IES) no estado da Bahia. Integrado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o ICG considera vários aspectos para mensurar a qualidade das IES. Entretanto, o ICG, que era para ser um índice de qualidade e que se somaria a outros indicadores para a avaliação do Ensino Superior, tem se transformado num instrumento de promoção do ranqueamento das IES, públicas e privadas, causando, com isso, sérios desafios para a gestão institucional. Assim, com o propósito de refletir sobre tais questões, realizou-se um estudo de cunho bibliográfico, documental, com a apresentação de dados estatísticos das IES no estado da Bahia. O objetivo é ampliar as discussões e reflexões sobre a temática.

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Publicado

27-02-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ÍNDICE GERAL DE CURSOS E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DAS IES DO ESTADO DA BAHIA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/181328. Acesso em: 19 abr. 2025.