DESEMPENHO ACADÊMICO E O SISTEMA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR: EVIDÊNCIA EMPÍRICA COM DADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Autores

  • Ivanessa Thaiane do Nascimento Cavalcanti UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
  • Cláudia Sá Malbouisson Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
  • Gisele Ferreira Tiryaki UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
  • Lilia Carolina Carneiro Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

Palavras-chave:

Ação Afirmativa, Política de Cotas, Ensino Superior

Resumo

As políticas de ações afirmativas buscam promover a igualdade de oportunidades para grupos sociais historicamente discriminados. No âmbito da educação superior, a política é realizada por meio da reserva de vagas e de outros mecanismos que promovem o acesso e a permanência na universidade. Este trabalho objetiva avaliar se o desempenho acadêmico é relacionado à forma de ingresso na Universidade Federal da Bahia (UFBA), seja pelo sistema de cotas ou pelo sistema de ampla concorrência. Utilizando dados de 8.546 estudantes que ingressaram a partir de 2005 e graduaram até 2013, este artigo apresenta os resultados de estimativas utilizando PSM com diferentes métodos de pareamento em dados e quatro medidas de desempenho acadêmico. Os resultados indicam que, de forma agregada, os estudantes cotistas apresentam um desempenho aparentemente inferior aos não cotistas. No entanto, os modelos estimados por áreas de conhecimento mostram que os diferenciais de desempenho permanecem apenas para a área de Ciências da Saúde, indicando que fatores socioeconômicos são mais relevantes para o desempenho do aluno na universidade do que sua forma de ingresso.

Biografia do Autor

  • Ivanessa Thaiane do Nascimento Cavalcanti, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
    Doutoranda em Economia - PPGE/UFBA Mestre em Economia - PPGE/UFBA
  • Cláudia Sá Malbouisson Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
    Doutora em Economia pela UFPE Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia
  • Gisele Ferreira Tiryaki, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
    Doutora em Economia pela George Mason University/EUA Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia
  • Lilia Carolina Carneiro Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
    Doutora em Estatística pela The University of Warwick Professora do Departamentod e Estatística/UFBA

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Publicado

07-03-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DESEMPENHO ACADÊMICO E O SISTEMA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR: EVIDÊNCIA EMPÍRICA COM DADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/184528. Acesso em: 19 abr. 2025.