VALIDADE DE CONSTRUCTO DA ESCALA CONDIÇÕES DO AMBIENTE E CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE (CACAU)

Autores

  • Thiago Ferreira de Sousa Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz.
  • Silvio Aparecido Fonseca Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Emília Peixoto Vieira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ayalla Oliveira Chaves Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano.
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Maria Alvarenga Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Validade de constructo. Meio social. Aprendizagem. Estudantes. Universidade.

Resumo

O uso de medidas com capacidades psicométricas satisfatórias em pesquisas sobre a percepção dos universitários em relação a qualidade das instituições é essencial. O objetivo deste estudo foi estimar a validade de constructo da escala CACAU (Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade) do questionário ISAQ-A (Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos). As informações deste estudo são derivadas do 1º inquérito do estudo MONISA (Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos), realizado em 2010 com universitários de uma instituição pública do estado da Bahia. Participaram do estudo 1.084 universitários de todos os cursos da instituição. A escala CACAU é composta por 15 itens com quatro opções de resposta (muito boa, boa, ruim e muito ruim). Foi realizada a análise fatorial exploratória, complementada pela análise de consistência interna via Alfa de Cronbach’s (??. Houve a extração de quatro fatores latentes (F1: Oportunidade e motivação para a aprendizagem; F2: Ambiente físico e equipamentos para a aprendizagem; F3: Ambiente social para aprendizagem; e F4: Auto avaliação de conhecimento e relevância da universidade), que explicaram 56,16% e o nível de consistência interna geral foi bom (?: 0,81). Conclui-se que a escala CACAU apresenta capacidade psicométrica satisfatória e os quatro fatores latentes da referida escala explicam de forma moderada o ambiente e a aprendizagem na universidade.

Biografia do Autor

  • Thiago Ferreira de Sousa, Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz.
    Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008). Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Silvio Aparecido Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Doutor em Educação Física. Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia
  • Emília Peixoto Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Doutora em Educação. Docente do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.
  • Ayalla Oliveira Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano.
    Especialista em Gestão Pública. Técnica-administrativa do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano, Uruçuca, Bahia.
  • Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutor em Ciências do Esporte. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.
  • Ana Maria Alvarenga, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Doutora em Educação. Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

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Publicado

12-09-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VALIDADE DE CONSTRUCTO DA ESCALA CONDIÇÕES DO AMBIENTE E CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE (CACAU). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/185308. Acesso em: 19 abr. 2025.