Inclusão na educação superior

formação e experiência docente

Autores

  • Elaine Gomes Matheus Furlan UFSCar - Departamento de Ciências da natureza, matemática e Educação
  • Paulo Cezar de Faria UFSCar Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação
  • Fernanda Vilhena Mafra Bazon UFSCarDepartamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação
  • Daniele Lozano UFSCar Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação
  • Claudia Gomes Universidade Federal de Alfenas Instituto de Ciências Humanas e Letras

Palavras-chave:

Inclusão, Necessidades educacionais especiais, Formação de professores, Práticas pedagógicas

Resumo

A investigação delimitou como objeto de estudo a formação e a experiência docente com alunos que possuem deficiência e/ou Necessidades Educacionais Especiais, buscando o entendimento que docentes universitários possuem acerca do processo inclusivo, bem como as práticas inclusivas realizadas por eles em cursos de licenciatura. A abordagem metodológica qualitativa, permitiu utilizar entrevistas semiestruturadas com docentes de duas instituições públicas federais localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A análise de dados permitiu identificar que as ações pedagógicas desenvolvidas pelos sujeitos devem respeitar os ideais inclusivos, mas que as barreiras atitudinais, físicas e o déficit na formação docente são questões que podem levar ao processo de inclusão marginal, transformando as escolas em ambientes perversos, não possibilitando, as vezes, a participação efetiva dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. É preciso avançar no entendimento de que o aluno com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Especiais requer responsabilidade de todos, portanto, as instituições precisam apoiar o corpo docente no processo de formação continuada para que seja efetiva a formação inicial dos futuros professores que atuarão na educação básica inclusiva. As análises revelaram ainda a preocupação com a adesão em cursos voltados para os formadores sobre a educação inclusiva, além da necessidade de informações que possam orientar o professor caso ele tenha em sala de aula um aluno com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Especiais. O estudo evidenciou que o ideal da educação inclusiva é consoante com a busca de igualdade de direitos, tanto no que se refere à escolarização quanto à participação social.

Biografia do Autor

  • Elaine Gomes Matheus Furlan, UFSCar - Departamento de Ciências da natureza, matemática e Educação
    Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade - PUC/SP Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização.
  • Paulo Cezar de Faria, UFSCar Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação
    Doutorado em Educação Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização.
  • Fernanda Vilhena Mafra Bazon, UFSCarDepartamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação

    Doutorado em Educação Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização.

  • Daniele Lozano, UFSCar Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação
    Mestrado em Matemática Aplicada Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização.
  • Claudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas Instituto de Ciências Humanas e Letras
    Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização.

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Publicado

08-09-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Inclusão na educação superior: formação e experiência docente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/196569. Acesso em: 19 abr. 2025.