Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas

Autores

Palavras-chave:

Gestão educacional. Processo autoavaliativo. Avaliação participativa

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que teve como temática o estudo aprofundado com relação às práticas de avaliação das atividades de gestão na educação superior. Tendo como base de consulta a pesquisa bibliográfica, foram analisados estudos relacionados aos conceitos de gestão que se encaixam com as atividades educacionais do ensino superior no Brasil, bem como as diferentes possibilidades de avaliar essas atividades. O artigo expõe as características específicas de cada tipo de processo avaliativo que pode ser utilizado para avaliar a gestão educacional, com foco na avaliação participativa, que é a forma de avaliação interna apontada por autores como Denise Leite e Wagner Andriola como parte fundamental de um processo de gestão educacional participativa. O tema final abordado neste artigo faz referência aos obstáculos existentes nas instituições de ensino superior brasileiras que dificultam as práticas de autoavaliação, especificamente nos cursos de graduação.

Biografia do Autor

  • João Timóteo de los Santos, Universidade Federal de Santa Maria
    Secretário Executivo na Universidade Federal do Pampa. Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Eliza Rosa Gama, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutora em Educação e professora do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria - RS

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Publicado

08-09-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/210876. Acesso em: 19 abr. 2025.