Aplicação do conceito de crowdsourcing na avaliação de instituições de ensino superior

um estudo comparativo entre instituições públicas e privadas

Autores

  • Fernando Vianna Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alexandre Graeml Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Jurandir Peinado Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

Avaliação institucional; crowdsourcing; survey.

Resumo

O presente trabalho conduziu uma survey para capturar a importância percebida por discentes de Instituições de Ensino Superior brasileiras públicas e privadas, sobre os fatores motivacionais que influenciam sua participação em avaliações institucionais, atividade observada à luz do conceito de crowdsourcing. Participaram da pesquisa 383 discentes, de três estados brasileiros e 25 cursos. Foi desenvolvida uma análise fatorial exploratória com base em uma relação de nove fatores motivacionais, e que definiu oito fatores motivacionais relevantes estatisticamente presentes nas respostas. Em seguida foi conduzida uma comparação entre as médias dos fatores e um teste paramétrico, com o objetivo de verificar a presença, ou não, de diferença da percepção dos fatores motivacionais entre os discentes da IES públicas e os discentes das IES privadas. Também foi conduzida uma análise de conteúdo das 93 respostas subjetivas relacionadas ao mesmo tema. O fator motivacional “relacionamento/socialização” emergiu como mais relevante aos discentes de IES privadas, e o fator motivacional “compartilhamento de conhecimento/altruísmo” se destacou com a maior média entre todos os discentes de ambas as categorias de IES. Ainda, na análise das respostas à questão subjetiva, observou-se que os discentes relacionam a avaliação institucional a uma avaliação dos docentes, exclusivamente, e não da instituição.

Biografia do Autor

  • Alexandre Graeml, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

    Alexandre Graeml é doutor e mestre em administração de empresas (gestão de operações e gestão de sistemas de informação, respectivamente) pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), São Paulo, Brasil. Seu bacharelado é em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR), também no Brasil. É professor titular da Escola de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e da Escola de Pós-Graduação em Negócios (PPGA) da UTFPR, em Curitiba. Sua experiência acadêmica internacional inclui ter sido pesquisador associado (2002) e, mais recentemente, pesquisador visitante (2018/2019) na Universidade da Califórnia? Berkeley. Ele também leciona no programa de pós-graduação Business Information Systems da Ecole Supérieure d'Ingénieurs (Esigelec) na França, na última década. Seus interesses de pesquisa envolvem o impacto da TI nas organizações e na sociedade, adoção, aceitação e apropriação de sistemas de informação, fluxo de informações ao longo da cadeia de suprimentos, inteligência coletiva e gestão do conhecimento. Ele está envolvido ativamente nas comunidades acadêmicas de sistemas de informação e gerenciamento de operações, tendo organizado, participado do comitê científico e presidido muitas conferências nessas áreas ao longo dos anos. Atualmente, ele é presidente da Associação de Sistemas de Informação LACAIS (América Latina e Caribe) e editor-chefe da Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, uma das principais revistas acadêmicas brasileiras de sistemas de informação.

  • Jurandir Peinado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

    Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Positivo, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - e também Professor do Programa de Mestrado em Administração da UTFPR (PPGA). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Administração da Produção, Materiais e Gestão de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da Produção, Logística Empresarial, Gestão de Projetos e Produção Lean.

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Publicado

07-04-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aplicação do conceito de crowdsourcing na avaliação de instituições de ensino superior: um estudo comparativo entre instituições públicas e privadas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/229396. Acesso em: 19 abr. 2025.