Transtornos mentais comuns em docentes do ensino superior

evidências de aspectos sociodemográficos e do trabalho

Autores

  • Taís Cordeiro Campos
  • Renata Meira Véras
  • Tânia Maria de Araújo

Palavras-chave:

Docentes. Estudos Transversais. Transtornos Mentais.

Resumo

Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) apresentaram crescimento significativo nas últimas décadas. Apesar das elevadas prevalências registradas e de representar importante causa de afastamento do trabalho entre docentes, ainda há lacunas do conhecimento sobre esse evento em docentes universitários. Este estudo objetivou estimar a prevalência de TMC em docentes de uma universidade pública da Bahia, analisando sua associação com aspectos sociodemográficos, laborais e psicossociais. Foi realizado estudo epidemiológico de corte transversal, de caráter exploratório, envolvendo 127 docentes. Foram realizadas análises univariada, bivariada e multivariada com regressão logística não condicional. Para entrada no modelo, estabeleceu-se valor de p ≤ 0,25, obtido pelo Teste Qui-Quadrado de Pearson (X²) ou Exato de Fisher. As razões de prevalência foram estimadas por Regressão de Poisson. O nível de significância estatística adotado para permanência no modelo final foi de 5%. A prevalência de TMC na população estudada foi de 29,9%. Observou-se associação estatisticamente significante de TMC com sentimento de desgaste na relação com os alunos (RP: 2,31) e falta de satisfação em trabalhar na instituição (RP: 2,13). Elevada prevalência de TMC foi observada entre os docentes participantes do estudo reforçando a necessidade de ações de intervenção e do olhar atento sobre a saúde mental destes profissionais.

Biografia do Autor

  • Taís Cordeiro Campos

    Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2004), especialização em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho (2012) e mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atualmente é servidora técnico-administrativo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

  • Renata Meira Véras

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2005), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Realizou doutorado sanduiche com bolsa da CAPES na Universidade Aberta de Lisboa - PT e um intercâmbio de seis meses com bolsa da GSEP (Governo Canadense)na Faculty of Medicine na Memorial University of Newfoundland, Canadá. Atualmente é Professora Associada do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde na UFBA e Membro Permanente do Programa de Pós Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade da UFBA. Tem experiência em pesquisa na área de Promoção da Saúde, Formação do Profissional da Saúde e Universidade. É pesquisadora produtividade CNPq nível 2. 

  • Tânia Maria de Araújo

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1994), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1999), Pós-doutorado na University of Massachusetts, Estados Unidos (2004) e Pós-doutorado em andamento na Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf (HHU), Alemanha. Professora Visitante da Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf (HHU), Alemanha (2018-2019). Atualmente, Professora Titular Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UEFS) e de Saúde, Ambiente e Trabalho (UFBA). Membro da Comissão de Epidemiologia da Abrasco. Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia (UEFS). Co-Chair para a ICOH-WOPS - Conference Work Organization & Psychosocial Factors (2020). Editora-Associada da Revista Brasileira de Epidemiologia - Saúde Mental. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, estresse ocupacional, saúde mental e trabalho, condições de trabalho, trabalho docente e saúde, gênero e saúde.

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Publicado

18-11-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Transtornos mentais comuns em docentes do ensino superior: evidências de aspectos sociodemográficos e do trabalho. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 3, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/230368. Acesso em: 19 abr. 2025.