O Programa Nacional de Formação de Professores – PARFOR em uma Universidade Comunitária

impactos e resultados

Autores

  • Rafael Ângelo Bunhi Pinto Universidade de Sorocaba (Uniso) http://orcid.org/0000-0003-4988-3628
  • Waldemar Marques Universidade de Sorocaba - Uniso
  • Leo Victorino da Silva Universidade de Sorocaba - Uniso

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Formação Docente, PARFOR

Resumo

A partir da década de 1990, há no Brasil uma preocupação maior em torno de políticas públicas, em razão das várias transformações advindas da globalização e do neoliberalismo, bem como da reforma do Estado, que impactaram diretamente a educação. O presente trabalho analisa e avalia a implementação, o desenvolvimento e os resultados da política pública de formação de professores - Parfor em uma Universidade Comunitária, localizada no município de Sorocaba/SP. O Parfor é resultado de ações do Ministério da Educação em colaboração com secretarias estaduais e municipais de educação e Instituições de Ensino Superior com o objetivo de ministrar cursos superiores de licenciatura gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Especificamente na Universidade de Sorocaba, a experiência inovadora da implementação do Parfor permite constatar a relação da Instituição com as comunidades local e regional, o compromisso com a educação e os resultados de suas práticas e de seus serviços voltados para essas comunidades, principalmente no que se refere à formação de docentes e outros profissionais da educação básica. Aponta também este artigo os limites e dificuldades de uma ação deste tipo destinada à formação docente.

 

Biografia do Autor

  • Rafael Ângelo Bunhi Pinto, Universidade de Sorocaba (Uniso)
    Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (2016), mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2007), especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Universidade de Caxias do Sul - UCS e Instituto de Gestão e Liderança Universitária - Centro IGLU/Brasil (2009), especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade de Sorocaba (2005) e graduado em Administração (habilitação em Comércio Exterior) pela Universidade de Sorocaba (2002). Atualmente, é Assessor Acadêmico e de Planejamento, Procurador Institucional e Professor da Universidade de Sorocaba, lecionando os componentes curriculares Simulação Empresarial, Modelos de Gestão, Teoria Geral da Administração, Administração Aplicada à Engenharia, Tópicos Emergentes e Prática de Pesquisa. Também é Vice-Presidente e Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba. Tem experiência nas áreas de Teorias da Administração, Gestão e Planejamento Organizacional, Simulação Empresarial, Avaliação Institucional, Políticas Públicas, Universidades Comunitárias e Legislação Educacional.

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Publicado

18-11-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Programa Nacional de Formação de Professores – PARFOR em uma Universidade Comunitária: impactos e resultados . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 3, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/234681. Acesso em: 19 abr. 2025.