O papel do Ciência sem Fronteiras na Inclusão Social

Análise interseccional do perfil dos beneficiários do programa na Unicamp

Autores

  • Rebeca Buzzo Feltrin Universidade Estadual de Campinas
  • Diego Ferreira dos Santos Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo - Campus Piracicaba
  • Lea Maria Leme Strini Velho Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

inclusão social, interseccionalidade, mobilidade internacional.

Resumo

Nos últimos anos, acompanhamos uma democratização no acesso à universidade pública no país, o que permitiu a entrada de um novo perfil de aluno a esse ambiente antes povoado, quase que exclusivamente, pelos filhos das elites. Apesar deste importante passo em direção à superação das desigualdades sociais, diferenciações internas entre perfis permaneceram, refletindo, dentro das instituições, as desigualdades vivenciadas externamente. Esse artigo analisa o papel do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na inclusão social de alunos de graduação (ex-bolsistas) da Unicamp, a partir da aplicação de uma metodologia que permitiu traçar o perfil dos beneficiários do programa de maneira interseccional. Os resultados revelam que, embora o programa contemple mecanismos que poderiam favorecer a inclusão social, na Unicamp, o CsF continuou beneficiando um perfil muito específico de aluno – homem, branco, oriundo de escola particular no ensino médio, não beneficiário do PAAIS e sem necessidades especiais. Este também era o perfil mais frequente entre os programas já existentes de mobilidade internacional da instituição. Tais resultados reforçam a ideia de que a superação das desigualdades sociais e marginalidade por esse novo perfil de alunos não termina com o acesso à universidade e que existem outros obstáculos a serem superados.

Biografia do Autor

  • Rebeca Buzzo Feltrin, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorado em Política Científica e Tecnológica - Universidade Estadual de Campinas

    Pós-doutoranda e professora colaboradora junto ao Departamento de Política Científica e Tecnológica, Universidade Estadual de Campinas

  • Diego Ferreira dos Santos, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo - Campus Piracicaba

    Doutor em Engenharia Elétrica pelo Centro de Engenharia Biomédica - Universidade Estadual de Campinas

    Professor da área de Computação do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo - Campus Piracicaba

  • Lea Maria Leme Strini Velho, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorado em Science and Technology Policy pelo Science Policy Research Unit - SPRU, University of Sussex, Reino Unido

    Professora titular em Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia junto ao Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (aposentada e atualmente professora colaboradora no mesmo departamento).

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Publicado

19-04-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O papel do Ciência sem Fronteiras na Inclusão Social: Análise interseccional do perfil dos beneficiários do programa na Unicamp. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 1, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/238182. Acesso em: 19 abr. 2025.