A expansão da educação superior no Brasil

notas sobre os desafios do trabalho docente

Autores

  • CAROLINE BROCH Universidade Estadual de Maringá. http://orcid.org/0000-0002-6140-6798
  • Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação Superior. Trabalho Docente. Instituições de Ensino Superior.

Resumo

Esta pesquisa documental objetivou apresentar o cenário da expansão da educação superior no Brasil e seus desafios para o trabalho docente. Para tanto, utilizamos como fonte de dados o sítio virtual do INEP e do MEC, e as Sinopses Estatísticas do Censo de Ensino Superior. Os resultados indicaram que, no lastro da expansão das instituições, matrículas, cursos e funções docentes nas últimas décadas, o crescimento se deu, majoritariamente, pelo setor privado. Juntamente com a expansão desordenada da educação superior, prejuízos para o trabalho docente foram agregados em virtude das novas funções a ele atribuídas. Isso traz à tona desafios à educação superior que precisam ser problematizados e pressupõem implicações para todo o sistema educacional brasileiro.

Biografia do Autor

  • CAROLINE BROCH, Universidade Estadual de Maringá.
    Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

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Publicado

08-09-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A expansão da educação superior no Brasil: notas sobre os desafios do trabalho docente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/238391. Acesso em: 19 abr. 2025.