RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS NAS MÍDIAS DE DUAS UNIVERSIDADES DE PESQUISA BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Rankings acadêmicos, Universidade, USP, Unicamp, Mídias acadêmicas, Educação superior

Resumo

Os rankings acadêmicos internacionais, criação do século XXI, têm se tornado  uma frequente fonte de referência acerca da qualidade da educação superior para o grande público, apesar de receberem críticas variadas quanto a sua legitimidade e confiabilidade. Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre os usos dos rankings em mídias impressas e eletrônicas de duas universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas. Através da análise das matérias, realizou-se uma caracterização das formas como os resultados dos rankings internacionais foram divulgados por estas universidades em suas mídias oficiais, de modo a buscar indícios de possíveis usos durante o período  de 2013-2017. Verificou-se que eles são descritos, explicados e utilizados em diversas comparações. Embora os resultados obtidos pelas universidades nas classificações sejam comemorados, também há críticas e suas limitações são expostas, principalmente por acadêmicos ocupando cargos de gestão e por estudiosos da temática. 

PALAVRAS CHAVE: Rankings acadêmicos, universidade, USP, UNICAMP, mídias acadêmicas.

Biografia do Autor

  • Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo

    Programa de Pós-Graduação em Educação (FE-USP) Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM USP) Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH USP) Área: Educação superior, avaliação da educação superior, políticas de educação superior. Brasil e América Latina

  • Poliana Pereira dos Santos, Universidade de São Paulo

    Licenciada em Ciências da Natureza Universidade de São Paulo. É Professora de ensino fundamental no Instituto Educacional Confiança, SP

  • Flávio Batista Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em Educação Universidade de São Paulo. Coordenador Técnico da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp.

Referências

ALTBACH, Philip.The Past, Present, and Future of the Research University. In: ALTBACH, P.; SALMI, J. (Orgs.)The Road to Academic Excellence, The Making of World-Class Research Universities. Washington: The World Bank, 2011.

ALVES FILHO, Manuel. Unicamp lidera ranking QS Brics entre as universidades brasileiras. Portal da Unicamp, 23 nov. 2017. Disponível em:https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/11/23/unicamp-lidera-ranking-qs-brics-entre-universidades-brasileiras

_____Unicamp mantém posição no ranking global de universidades. Portal da Unicamp. 5 set. 2017b. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/09/05/unicamp-mantem-posicao-no-ranking-global-de-universidades

BARREYRO, Gladys Beatriz A avaliação da educação superior em escala global: da acreditação aos rankings e os resultados de aprendizagem. Avaliação, Campinas, v. 23, n. 1 p. 5-22, 2018.

______O discurso da qualidade da educação superior e seu desdobramento em políticas globais, regionais e nacionais. Tese (livre docência). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2017, 177 págs.

______FERREIRA, F.B. Internacionalização: Universidades de Classe Mundial e Rankings Acadêmicos. In: OLIVIERA, J. F.; LIMA, D.C.B.P (Orgs.) Educação Superior e PNE (2014-2024): Expansão e Qualidade em Questão. [Livro Eletrônico]. – Brasília: ANPAE, 2019.

BRITO, Carina. USP ocupa 10º lugar entre as melhores universidades do Brics. Jornal da USP. São Paulo. 20 jul. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/usp-ocupa-10o-lugar-em-ranking-de-universidades-dos-brics/

_____USP conquista primeiro lugar entre universidades latino-americanas. Jornal da USP. São Paulo. 14 jun. 2016b. Disponível em:http://jornal.usp.br/universidade/usp-conquista-primeiro-lugar-entre-universidades-latino-americanas/

CAIRES, Luisa. Indicadores de pesquisa em rankings podem encobrir distorções. Jornal da USP. São Paulo. 7 out. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/indicadores-de-pesquisa-em-rankings-podem-encobrir-distorcoes/

CALDEIRA, Cinderella. USP se mantém entre as melhores universidades. Jornal da USP. São Paulo. 18 mar. 2014. Disponível em:http://espabe.uspnet.usp.br/jorusp/?p=34829

_____A Universidade em alta nos rankings. Jornal da USP. 20 oct. 2014b. Disponível em: https://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=37780

CALDERON, Adolfo Ignacio; LOURENÇO, Henrinque da Silva.

Rankings en la educación superior brasileña. Una aproximación a los rankings públicos y privados, Revista Digital de Investigación en docencia universitaria. Lima, v. 8, n. 1, 2014.

CASTRO, Thiago. Pela 4ª vez, USP é a melhor no Ranking da Folha. Jornal da USP. São Paulo. 21 set. 2015. Disponível em: https://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=48034

DALE, Roger. Os diferentes papéis, propósitos e resultados dos modelos nacionais e regionais de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 867-890, 2009.

_____Globalisation, knowledge economy and comparative education. Comparative Education, v. 41, n. 2, p. 117-149, 2005.

DIAS, Hérika. “Não vamos tomar nenhuma medida para melhorar nos rankings”. Jornal da USP. São Paulo. 26 out. 2016. Disponível em:http://jornal.usp.br/universidade/nao-vamos-tomar-nenhuma-medida-para-melhorar-nos-rankings/

ERKKILÄ, Tero. Global university rankings, transnational policy discourse and higher education in Europe. European Journal of Education, v. 49, n. 1, p. 91-101, 2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ejed.12063. Acesso em: 17/09/2019.

HARVEY, Lee. Editorial. Rankings of higher education institutions: a critical review. Quality in Higher Education, Abingdon, v. 14, n. 3, p.187-207, nov. 2008.

HAZELKORN, Ellen. Os rankings e a batalha por excelência de classe mundial: estratégias institucionais e escolhas de políticas. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas, n.1, maio de 2010, p.43-64. Disponível em: <http://www.gr.unicamp.br/ceav/revistaensinosuperior/ed01_maio2010/pdf/Ed01_marco2010_ranckings.pdf >. Acesso em: 10 out. 2018.

HEBMULLER. Em quinto lugar no planeta. Jornal da USP. São Paulo. 18 nov. 2014. Disponível em: https://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=38377

JORGE, José Tadeu. Crise e oportunidade. Portal da Unicamp. São Paulo. 27 jul. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/07/27/crise-e-oportunidade

LAUS, Sonia Pereira; MAGRO, Dalva. Os rankings acadêmicos internacionais: gênese e relevância. Repositório Institucional-UFSC: XIII Coloquio de Gestión Universitaria en las Américas. 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/113139/2013212%20-%20Os%20rankings%20acad%c3%aamicos%20internacionais.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 nov. 2018.

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Avaliação e internacionalização da educação superior: Quo vadis América Latina? Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 17, n. 3, p.763-785, nov. 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/aval/v17n3/a09v17n3>. Acesso em: 18 nov. 2018.

NAOE, Aline. Rankings oferecem retrato importante, mas incompleto da Universidade. Jornal da Usp. São Paulo. 18 nov. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/rankings-oferecem-retrato-importante-mas-incompleto-da-universidade-2/

_____Excelência nos cursos de humanas atrai estrangeiros para a USP. Jornal da USP. São Paulo. 1 jun. 2016b. Disponível em:https://jornal.usp.br/universidade/excelencia-nos-cursos-de-humanas-atrai-estrangeiros-para-a-usp/

ORSI, Carlos. Pesquisa pioneira revela limitações e impactos de rankings universitários. Portal da Unicamp. 13 mar. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/03/09/pesquisa-pioneira-revela-limitacoes-e-impactos-de-rankings-universitarios

_____THE: Unicamp é 2ª melhor da AL. Jornal da Unicamp. 7 jul. 2016. Disponível em:http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2016/07/07/unicamp-e-2a-melhor-da-al

_____Ranking destaca ensino e pesquisa. Portal da Unicamp. 30 set. 2015. Disponível em:http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/09/30/ranking-destaca-ensino-e-pesquisa

PILATTI, Luiz Alberto; CECHIN, Marizete Righi. Perfil das universidades brasileiras de e com potencial de classe mundial. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 23, n. 1, p.75-103, mar. 2018. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/aval/v23n1/1982-5765-aval-23-01-00075.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2018.

Ranking QS coloca universidades paulistas no TOP 10. Portal da Unicamp. 18 out. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/10/19/ranking-qs-coloca-universidades-paulistas-no-top-10

Reitor da USP ministra conferência em evento internacional na Colômbia. Jornal da USP. São Paulo. 11 jul. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/reitor-da-usp-ministra-conferencia-em-evento-internacional-na-colombia/

ROBERTSON, Susan; DALE, Roger. Critical cultural political economy of the globalisation of education, Globalisation, Societies and Education, Bristol, v. 13, n. 1, p.149-170, 2015.

_____OLDS, K. World University Rankings: on the new arts of governing (quality). Centre for Globalisation, Education and Societies, University of Bristol, UK., 2011. Disponível em: https://susanleerobertson.files.wordpress.com/2012/07/2012-robertson-olds-world-university-rankings.pdf, acesso em 23 jan. 2018.

SALMI, Jamil. The challenge of establishing World Class Universities. Washington, DC: The World Bank, 2009. Disponível em: <http://siteresources.worldbank.org/EDUCATION/Resources/278200-1099079877269/547664-1099079956815/547670-1237305262556/WCU.pdf>. Acesso em: 28 out 2018.

SANTOS, Poliana Pereira. Análise das matérias sobre rankings divulgadas nas mídias da USP e da Unicamp. Trabalho final de curso. Licenciatura em Ciências da Natureza, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, 2018. 58 p. e apêndices.

SANTOS, Solange Maria; NORONHA, Daisy Pires. O desempenho das universidades brasileiras em rankings internacionais. Em Questão, v. 22, n. 2, p. 186-219. 2016. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/viewFile/56213/37992>. Acesso em: 12 dez. 2018.

SILVA JUNIOR, João dos R. The New Brazilian University - A busca por resultados comercializáveis: para quem?. São Paulo: Canal 6 Editora, 2017. 288 pp.

STENSAKER, Bjørn; KEHM, Barbara M. Introduction. In: KEHM, Barbara M.; STENSAKER, Bjørn (Eds.) University rankings, diversity, and the new landscape of higher education. Rotterdam: Sense Publishers, 2009. p. vii–xix.

THIENGO, Lara. Universidades de classe mundial e o consenso pela excelência: tendências globais e locais. Tese (Doutorado em educação) Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. 449 p. il., gráfs.

USP sobe 23 posições e alcança a melhor classificação no QS Ranking, Jornal da Usp. São Paulo. 5 set. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/usp-sobe-23-posicoes-e-alcanca-a-melhor-classificacao-no-qs-ranking/

USP, Unesp e Unicamp reavaliam seus indicadores de desempenho institucional. Jornal da USP. São Paulo. 8 dez. 2017. http://jornal.usp.br/universidade/usp-unesp-e-unicamp-reavaliam-seus-indicadores-de-desempenho-institucional/

VILLEN, Gabriela. Unicamp sobe no ranking QS. Portal da Unicamp. 8 jun. 2017. Disponível em:https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/06/08/unicamp-sobe-no-ranking-qs

YAMAMOTO, Érika. USP é a 121ª melhor universidade do mundo, segundo QS Ranking. Jornal da USP. São Paulo. 7 jun. 2017. Disponível em: http://jornal.usp.br/institucional/usp-e-a-121a-melhor-universidade-do-mundo-segundo-qs-rankin

_____USP é a primeira latino-americana no THE World University Ranking. Jornal da USP. São Paulo. 5 set. 2017b. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/usp-e-a-melhor-latino-americana-no-the-world-univer

Downloads

Publicado

13-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS NAS MÍDIAS DE DUAS UNIVERSIDADES DE PESQUISA BRASILEIRAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/241718. Acesso em: 19 abr. 2025.