Arquivos da violência na educação e suas mediações na linguagem e na memória

Autores

  • Amarildo Luiz Trevisan Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS.

Palavras-chave:

filosofia da educação, violência, linguagem

Resumo

O artigo visa a debater a viabilidade da institucionalização de práticas dialógicas informadas como contraponto e prevenção à violência na educação. Para isso, trata das dificuldades de seus registros em arquivos e o imperativo de (re)construir mediações dialogadas e propositivas, com vistas a sua melhor compreensão e enfrentamento na convivência da relação educando e educador. O objetivo é investigar as contribuições de Benjamin, Agamben, Bernstein e Ricoeur, entre outros autores, sobre a relação entre violência, linguagem e memória. A proposta pretende adotar a perspectiva da hermenêutica reconstrutiva, complementando-se através dos estudos da Escola de Frankfurt. A abordagem enquadra-se no âmbito do objeto investigado, principalmente por levar em consideração o lugar do outro, algo negado no contexto ou na era da violência que estamos vivendo.

Biografia do Autor

  • Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS.

    Professor do PPGE/UFSM (Mestrado e Doutorado) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do CNPq. Publicações recentes: “Dois rapazes teimosos: a formação nas figuras do espírito.” (Revista Educação (PUCRS). Porto Alegre, 2011, v. 34, nº 1, p. 42-48); “A Pragmática do Professor e a Experiência de Liberdade educativa.” (In: PAGNI, Pedro A.; GELAMO, Rodrigo P. (Org.). Educação e Filosofia: Experiência, Educação e Contemporaneidade. 1 ed. São Paulo: SP: Cultura Acadêmica e Poiésis Editora, 2010, v. 1, p. 213-228); em parceria com DEVECHI, Catia P. V.; “Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência?”, (Revista Brasileira de Educação, v. 15, p. 148-161, 2010); Pesquisa em andamento: “Teoria e prática da formação no reconhecimento do outro”, financiada pelo CNPq. E-mail para contato: amarildo1.trevisan@gmail.com

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Publicado

25-08-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Arquivos da violência na educação e suas mediações na linguagem e na memória. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, p. 326–346, 2022. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/246299. Acesso em: 19 abr. 2025.