Modelo curricular formativo e integrativo na Odontologia

uma análise do ensino da Biossegurança

Autores

  • Dra. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
  • Professor Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva

Palavras-chave:

Currículo; Educação em Odontologia; Formação Profissional em Saúde

Resumo

As medidas de Biossegurança para prevenção e proteção contra os riscos ocupacionais na Odontologia são aprendidas durante o período de graduação. A importância de tais medidas ficou evidente na pandemia de COVID-19. Esta pesquisa transversal, exploratória e descritiva objetivou analisar a Biossegurança como componente curricular das faculdades de Odontologia brasileiras. População de estudo composta por coordenadores de cursos de graduação em Odontologia do Brasil. Coleta de dados por meio de um questionário online, entre novembro/2019 e fevereiro/2020. Os resultados foram analisados de forma descritiva e agregada. Dos 68 cursos respondentes, em 43 havia disciplina específica para Biossegurança, todas obrigatórias, 5 teóricas e 38 teórico-práticas. Principais motivos para existência da disciplina específica: importante para a formação/exercício profissional; estabelecimento de boas práticas de trabalho; apresentar conceitos/normas. Principal motivo para não haver disciplina específica: adoção de currículo integrado/interdisciplinar. Conteúdo programático mais extenso nos cursos com disciplina específica, com predomínio de tópicos relacionados a prevenção e controle de infecção em ambos os grupos. Entre as referências bibliográficas adotadas, houve predominância de livros-texto e de manuscritos produzidos por instituições governamentais brasileiras, com a maioria dos cursos informando revisarem rotineiramente as referências. Identificaram-se 28 nomenclaturas para a disciplina, ofertada principalmente nos períodos iniciais do curso e como pré-requisito para outras disciplinas. Considera-se ideal que no currículo dos cursos de graduação em Odontologia conste uma disciplina específica para Biossegurança, obrigatória, no primeiro ano e com reforço do tema ao longo do curso, principalmente nas disciplinas com atividades práticas. Sugerem-se alguns tópicos sobre Biossegurança para o conteúdo curricular.

Biografia do Autor

  • Dra., Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva

    Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Mestrado em Ciências da Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (2011). Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (2014). Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Gama Filho (2008). Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (1981). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

    Áreas de Interesse: Biossegurança; Formação em Saúde; Saúde, Trabalho e Ambiente; Saúde Pública.

  • Professor, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva

    Pós-Doutorado em Saúde Ambiente pelo ECO/PAHO (1993). Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1986).  Mestrado em Medicina Ocupacional pela The London School of Hygiene and Tropical Medicine, da Universidade de Londres (1977). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974). É Professor Titular do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ),  Consultor da Organização Pan Americana da Saúde em Washington, USA e do Instituto Evandro Chagas e Ministério da Saúde no Brasil, Professor do Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IESC/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde do Instituto Evandro Chagas, Diretor Territorial no Brasil da Revista de Salud Ambiental (Madrid, Espanha).

    Áreas de interesse: Saúde Ambiental; Vigilância Ambiental em Saúde; Epidemiologia; Saúde Pública; Medicina; Formação em Saúde.

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Publicado

13-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Modelo curricular formativo e integrativo na Odontologia: uma análise do ensino da Biossegurança. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/246408. Acesso em: 19 abr. 2025.