Pós-graduações brasileiras em engenharia e a formação pedagógica docente
um estudo dos dados na Plataforma Sucupira
Palavras-chave:
formação docente, pós-graduação, engenharia, mineração de dados, Big DataResumo
Este trabalho, de cunho quantitativo, objetivou avaliar o espaço que programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros das áreas de engenharias dão à formação docente, que é um de seus objetivos, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com a Lei 9.394/96 das Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Tendo como base a análise Big Data da avaliação da pós-graduação entre 2013 e 2016, minerou-se mais de 1.600.000 dados extraídos da Plataforma Sucupira para identificar e quantificar a presença de termos chave da área de educação nos títulos de Disciplinas, Produções e Trabalhos Finais na área de engenharia. Observou-se que 0,39% das disciplinas, 0,8% da produção intelectual, 0,93% dos trabalhos finais e 0,54% da produção intelectual relevante trabalham de fato com a área pedagógica, concluindo que há uma desvalorização da formação docente nos programas analisados, reforçando estudos qualitativos.
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