AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO DA FISIOTERAPIA CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES E A PERSPECTIVA BIOPSICOSSOCIAL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE

Autores

  • Peterson Marco Andrade Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí

Palavras-chave:

avaliação, diretrizes curriculares, estágio, biopsicossocial

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) envolvem as competências que cada curso deve desenvolver durante a formação dos acadêmicos. Porém, não há um instrumento para avaliar sistematicamente a atuação dos futuros egressos. Objetivo: Relacionar as competências e habilidades gerais e específicas estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Fisioterapia (DCN/FISIO) com a proposta biopsicossocial da Organização Mundial de Saúde (OMS). Métodos: As regras de linking foram utilizadas para relacionar o conteúdo das DCN com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Resultados: Foram identificadas 13 subcategorias dos capítulos de atividade e participação relacionados com a aprendizagem e aplicação do conhecimento, tarefas e demandas gerais, comunicação, relações interpessoais e vida comunitária, social e cívica. Considerações Finais: O resultado do linking entre a CIF e as DCN/FISIO oferece uma fundamentação para orientar o conteúdo da avaliação conforme as exigências do MEC e a abordagem biopsicossocial preconizada pela OMS.

Biografia do Autor

  • Peterson Marco Andrade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí
    Docente do Centro Universitário Izabela Hendrix (2004-2009) das disciplinas de Políticas de Saúde, Saúde Pública, Ergonomia, Fisioterapia Prevetniva, Atividade Prática Específica I, II e III. Supervisor do estágio de saúde coletiva e coordenador do Projeto de Implantação da Política Nacional de Humanização e do Projeto da Universidade Aberta da Terceira Idade Docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí (2009 - atual) Coordenador do Programa de Atenção Integral à Saúde nos Vales da UFVJM

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Publicado

25-08-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO DA FISIOTERAPIA CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES E A PERSPECTIVA BIOPSICOSSOCIAL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/25842. Acesso em: 19 abr. 2025.