Integração ao Ensino Superior e Saúde Mental:

Um estudo em uma universidade publica federal brasileira

Autores

  • Rebeca de Barros Universidade Federal da Bahia
  • Adriano de Lemos Alves Peixoto Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Saúde Mental, Estudante universitário, Integração Acadêmica

Resumo

Os problemas de saúde mental entre os estudantes universitários ganharam grande visibilidade nos últimos anos. No entanto, ainda são escassos estudos que investiguem uma eventual relação entre o adoecimento mental de estudantes e aspectos da vida acadêmica. Diante dessa lacuna, este estudo tem como objetivo principal investigar a relação entre dimensões de integração ao ensino superior e sintomas de Transtornos Mentais Comuns em estudantes de graduação de uma universidade pública federal. Participaram da pesquisa 7.177 estudantes, que responderam questionário online contendo questões sociodemográficas, medidas de uma escala de integração ao ensino superior, e um instrumento de rastreio de sintomas de Transtornos Mentais Comuns SRQ-20 (Self-Reporting Questionnaire). Os resultados indicaram haver correlações entre fatores de integração social e acadêmica com sintomas de Transtornos Mentais Comuns. O modelo formado por dimensões acadêmicas e fatores psicossociais apresentou poder preditivo de 36,7%. O fator motivação para estudar apresentou o maior poder preditivo (β = -,303; t = ; p < 0,01), seguido de satisfação com desempenho (β = -,191; t = -16,807; p < 0,01); . Tais achados reforçam a necessidade de que as instituições de ensino superior atuem na promoção de saúde mental dos seus estudantes.

Referências

ABRÃO, Carolina Borges; COELHO, Ediane Palma; PASSOS, Liliane Barbosa da Silva. Prevalência de sintomas depressivos entre estudantes de medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Revista brasileira de educação médica, Brasília - DF, v. 32, n. 3, p. 315-323, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300006

ARIÑO, Daniela Ornellas. Relação entre vulnerabilidade psicológica, vivências acadêmicas e autoeficácia em estudantes universitários. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189946

ARIÑO, Daniela Ornellas; BARDAGI, Marúcia Patta. Relação entre fatores acadêmicos e a saúde mental de estudantes universitários. Revista psicologia em pesquisa, Juiz de Fora, v. 12, n. 3, 2018. https://doi.org/10.24879/2018001200300544

BARBOSA, Allana da Silva Júnior. Prevalência de Transtornos Mentais Comuns e fatores associados em estudantes de Medicina da UFBA. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2016.Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21360

BASUDAN, Sumaya; BINANZAN, Najla; ALHASSAN, Aseel. Depression, anxiety and stress in dental students. International journal of medical education, v. 8, p. 179, 2017. 10.5116/ijme.5910.b961

BORTOLINI, Guilherme Faé et al. Relação entre depressão, ansiedade e desempenho acadêmico: um estudo transversal com acadêmicos de medicina. Revista Sul-Americana de Psicologia, Santiago, v. 9, n. 1, p. 105-129, 2021. https://doi.org/10.29344/2318650X.1.2560

CASTRO, Vinícius Rennó. Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista gestão em foco, v. 9, n. 1, p. 380-401, 2017. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/043_saude_mental.pdf

CERCHIARI, Edneia Albino Nunes. Saúde mental e qualidade de vida em estudantes universitários. Tese (Doutorado em Ciências Médicas). Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2004. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/313371

CERCHIARI, Ednéia Albino Nunes; CAETANO, Dorgival; FACCENDA, Odival. Prevalência de transtornos mentais menores em estudantes universitários. Estudos de psicologia (Natal), v. 10, n. 3, p. 413-420, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2005000300010

CLAUDINO, João; CORDEIRO, Raul. Níveis de ansiedade e depressão nos alunos do curso de licenciatura em enfermagem. O caso particular dos alunos da Escola Superior de Saúde de Portalegre. Millenium-Journal of Education, Technologies, and Health, n. 32, p. 197-210, 2016.

FONAPRACE. Relatório da V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras. Belo Horizonte.2019.

GONÇALVES, Daniel Maffasioli; STEIN, Airton Tetelbon; KAPCZINSKI, Flavio. Avaliação de desempenho do Self-Reporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cadernos de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 24, p. 380-390, 2008. Disponível em: https://search.bvsalud.org/gim/resource/pt/lil-474278

GRANER, Karen Mendes; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, p. 1327-1346, 2019. https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017

HAHN, Michelle Selma; FERRAZ, Marcos P. Toledo; GIGLIO, Joel Sales. A saúde mental do estudante universitário: sua história ao longo do Século XX. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília – DF, v. 23, p. 81-89, 2020.Disponivel em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v23.2-3-011

HALBOUB, Esam et al. Perceived stress among undergraduate dental students in relation to gender, clinical training and academic performance. Acta Stomatologica Croatica, v. 52, n. 1, p. 37, 2018. Doi: 10.15644/asc52/1/6

HARDING, Timothy W. et al. Mental disorders in primary health care: a study of their frequency and diagnosis in four developing countries. Psychological medicine, v. 10, n. 2, p. 231-241, 1980.

LEÃO, Andrea Mendes et al. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do Nordeste do Brasil. Revista brasileira de educação médica, Brasília, v. 42, p. 55-65, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180092

LEGUA-FLORES, Martha; ARROYO-HERNÁNDEZ, C. Hugo. Prevalencia y factores asociados a sintomatología depresiva en estudiantes de medicina de la provincia de Ica, Perú. Revista Médica Panacea, v. 1, n. 2, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.35563/rmp.v1i2.95

LEMOS, Valdir Aquino; BAPTISTA, Makilim Nunes; CARNEIRO, Adriana Munhoz. Suporte familiar, crenças irracionais e sintomatologia depressiva em estudantes universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 31, p. 20-29, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000100003

LIMA, Maria Cristina Pereira; DOMINGUES, Mariana de Souza; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Prevalência e fatores de risco para transtornos mentais comuns entre estudantes de medicina. Revista de Saúde Pública,São Paulo, v. 40, n. 6, p. 1035-1041, 2006. https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000700011

LORETO, Galdino. Sobre problemas de higiene mental. Neurobiologia, 21(3-4), 274-283. 1958

MACHADO, Leonardo; NUNES, Rosália; CANTILINO, Amaury. Saúde mental do estudante de medicina: Realidade preocupante décadas após o trabalho pioneiro do Prof. Galdino Loreto. Debates em Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 42-50, 2018. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/305

MAGALHÃES, Mauro de Oliveira. Sucesso e fracasso na integração do estudante à universidade: um estudo comparativo. Revista brasileira de orientação profissional, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 215-226, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000200007&lng=pt&nrm=iso

MARI, Jair De Jesus; WILLIAMS, Paul. A comparison of the validity of two psychiatric screening questionnaires (GHQ-12 and SRQ-20) in Brazil, using Relative Operating Characteristic (ROC) analysis. Psychological medicine, v. 15, n. 3, p. 651-659, 1985.

GUTIERREZ RODAS, JAVIER ANTONIO et al. Depresión en estudiantes universitarios y su asociación con el estrés académico. CES Med. , Medellín, v. 24, n. 1, pág. 7 a 17 de janeiro de 2010 . Disponível em http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-87052010000100002&lng=en&nrm=iso

NEVES, Marly Coelho Carvalho; DALGALARRONDO, Paulo. Transtornos mentais auto-referidos em estudantes universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 56, n. 4, p. 237-244, 2007.

PEDRELLI, Paola et al. College students: mental health problems and treatment considerations. Academic psychiatry, v. 39, n. 5, p. 503-511, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40596-014-0205-9

PERINI, João Paulino; DELANOGARE, Eslen; SOUZA, Sabrina Alves de. Transtornos mentais comuns e aspectos psicossociais em universitários do sul do Brasil. Vittalle – Revista de Ciências da Saúde, Rio Grande, v. 31, n. 1 (2019) 44-51, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8678

RIBEIRO, Elisa Maria Barbosa de Amorim. Análise de redes sociais e relações intergrupais: a convivência entre cotistas e não cotistas e suas influências na formação acadêmica.. Tese (Doutorado em Psicologia). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20273

RIBEIRO, Elisa Maria Barbosa de Amorim; PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Interação entre estudantes cotistas e não cotistas e sua influência na integração social e desempenho acadêmico na universidade. Estudos de Psicologia, Natal, v. 22, n. 4, p. 401-411, 2017. https://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170041

RIOS, Olga de Fátima Leite. Níveis de stress e depressão em estudantes universitários. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2006. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/15516/1/OlgaDeFatimaLeiteRios.pdf

RONCAGLIA, Larissa Petta; DA FONSECA MARTINS, Ana; BATISTA, Cássia Beatriz. Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina: Cconhecendo alguns núcleos em universidades públicas brasileiras. Pretextos-Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 5, n. 9, p. 664-682, 2020.

DOS SANTOS, Ana Letícia Torres et al. Prevalência de transtornos mentais menores em estudantes da área da saúde e os fatores relacionados. Saúde Coletiva (Barueri), v. 11, n. 67, p. 6677-6690, 2021. DOI: 10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6677-6690. Disponível em: https://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1726

SANTOS, Patricia Vaz Sampaio. Adaptação à universidade dos estudantes cotistas e não cotistas: relação entre vivência acadêmica e intenção de evasão. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2013. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14513

SANTOS, Hugo Gedeon Barros dos et al. Factores asociados a la presencia de ideación suicida entre universitarios1. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 25, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.1592.2878

DOS SANTOS LAMBERT, Aline; DE MOURA, Regina Celi Alvarenga. Fatores que podem influenciar no adoecimento físico e psíquico do estudante universitário: uma análise da produção científica brasileira. Revista Cocar, v. 14, n. 28, p. 70-89, 2020.

SCHLEICH, Ana Lucia Righi. Integração na educação superior e satisfação acadêmica de estudantes ingressantes e concluintes. Dissertação de mestrado não publicada. Universidade de Campinas. Campinas, São Paulo. 2006.

SCHMITT, Rafael Eduardo. A permanência na universidade analisada sob a perspectiva bioecológica: integração entre teorias, variáveis e percepções estudantis. Tese de Doutorado – Programa de Pós-graduação em Educação. Pontifícia Universidade Rio Grande do Sul 2016.

SILVA, Adenice de Omena & CAVALCANTE NETO, Jorge. Lopes. Associação entre níveis de atividade física e transtorno mental comum em estudantes universitários. Motricidade, Ribeira de Pena vol. 10, n. 1, pp. 49-59, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.10(1).2125

SILVA, Adriano Gonçalves; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos; LIMA, Maria Cristina Pereira. Apoio social e transtorno mental comum entre estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 17, p. 229-242, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1415-790X201400010018ENG

SOUZA, Deise Coelho de et al. Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social.. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Uberaba.. 2017. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/507

TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira; CASTRO, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Integração acadêmica e integração social nas primeiras semanas na universidade: percepções de estudantes universitários. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, p. 69-85, 2012. Disponível em: : http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202012000100006&lng=pt.

TINTO, Vincent. Dropout from higher education: A theoretical synthesis of recent research. Review of educational research, v. 45, n. 1, p. 89-125, 1975.

TINTO, Vincent. Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. University of Chicago Press, 5801 S. Ellis Avenue, Chicago, IL 60637, 1987.

WYATT, Tammy Jordan; OSWALT, Sara B.; OCHOA, Yesenia. Mental Health and Academic Performance of First-Year College Students. International Journal of Higher Education, v. 6, n. 3, p. 178-187, 2017. Doi:10.5430/ijhe.v6n3p178

ZONTA, Ronaldo; ROBLES, Ana Carolina Couto; GROSSEMAN, Suely. Estratégias de enfrentamento do estresse desenvolvidas por estudantes de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista brasileira de educação médica, Brasília – DF, v. 30, n. 3, p. 147-153, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022006000300005

Publicado

24-07-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Integração ao Ensino Superior e Saúde Mental: : Um estudo em uma universidade publica federal brasileira. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 3, 2023. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/266825. Acesso em: 19 abr. 2025.