A jornada acadêmica: 12 etapas para o reconhecimento científico

Autores

  • Mayara Munaro Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

pesquisa acadêmica, escrita acadêmica, monomito, publicação, artigo científico

Resumo

O processo de redação e publicação de um artigo acadêmico em periódicos científicos de alto impacto é uma tarefa complexa. Escrever não é uma atividade natural e o sistema de publicação, baseado na revisão por pares, exige muita determinação e persistência do pesquisador. Como em uma jornada cíclica de um personagem fictício, o pesquisador percorre etapas até chegar à sua glória, ou seja, a publicação de sua pesquisa. Este estudo é o relato de uma experiência vivida que utiliza as doze etapas da jornada do herói de Joseph Campbell como referência para o processo de redação e submissão de artigos científicos. O objetivo é contribuir e motivar os pesquisadores, de forma descontraída, no processo de reflexão e sistematização da escrita e divulgação científica. A expectativa é tornar a atividade relacionada ao processo de divulgação da pesquisa científica mais divertida e leve.

Biografia do Autor

  • Mayara Munaro, Universidade de São Paulo

    Ph.D. in Civil Engineering from UFPR, working in the research line of circular economy and sustainability in the built environment. Master in Engineering and Materials Science by the Postgraduate Program in Engineering and Materials Science at UFPR. Specialization in the Postgraduate Program in Logistics and Operations Engineering (Lean logistics) by PUCPR, having received a scholarship due to performance in the ENADE exam. Bachelor in Civil Engineering from PUCPR, being a full scholarship holder through the PROUNI program, and having received a full scholarship to carry out a student exchange through the CAPES program. Currently, she is a professor at UNIFATEC-PR. Interest in issues related to the sustainability of buildings, such as energy efficiency, material performance, new technologies, nanomaterials, circular economy, materials bank.

Referências

CAMPBELL, Joseph. The hero with a thousand faces. Princeton University Press, Princeton, New Jersey, 2004.

FRONTIERS EDITORIAL OFFICE. Retraction: Proxalutamide Reduces the Rate of Hospitalization for COVID-19 Male Outpatients: A Randomized Double-Blinded Placebo-Controlled Trial. Frontiers in Medicine, v. 10 (9), p. 964099, 2022.

GUILLEMIN, Marilys; GILLAM, Lynn. Ethics, reflexivity, and “ethically important moments” in research. Qualitative inquiry, v. 10, n. 2, p. 261-280, 2004.

HITES, Ronald A. How to convince an editor to accept your paper quickly. Science of The Total Environment, v. 798, p. 149243, 2021.

MARTÍN, Eloísa. Letters of rejection. Current Sociology, v. 63, n. 7, p. 937-942, 2015.

MARTÍN, Eloísa. Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Sociedade e Estado, v. 33, p. 941-961, 2018.

SANCHÉZ, Upegui; ALEXÁNDER, Arbey. Manual de redacción académica e investigativa: cómo escribir, evaluar y publicar artículos. Medellín: Fundación Universitaria Católica de Norte, 2011.

VERA, Elvia Etefanía López. Guía para la producción de artículos académicos con fines de publicación. 1. ed. Veracruz: Universidad Veracruzana, 2021.

Publicado

24-07-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A jornada acadêmica: 12 etapas para o reconhecimento científico. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 3, 2023. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/270053. Acesso em: 19 abr. 2025.