A jornada acadêmica: 12 etapas para o reconhecimento científico
Palavras-chave:
pesquisa acadêmica, escrita acadêmica, monomito, publicação, artigo científicoResumo
O processo de redação e publicação de um artigo acadêmico em periódicos científicos de alto impacto é uma tarefa complexa. Escrever não é uma atividade natural e o sistema de publicação, baseado na revisão por pares, exige muita determinação e persistência do pesquisador. Como em uma jornada cíclica de um personagem fictício, o pesquisador percorre etapas até chegar à sua glória, ou seja, a publicação de sua pesquisa. Este estudo é o relato de uma experiência vivida que utiliza as doze etapas da jornada do herói de Joseph Campbell como referência para o processo de redação e submissão de artigos científicos. O objetivo é contribuir e motivar os pesquisadores, de forma descontraída, no processo de reflexão e sistematização da escrita e divulgação científica. A expectativa é tornar a atividade relacionada ao processo de divulgação da pesquisa científica mais divertida e leve.
Referências
CAMPBELL, Joseph. The hero with a thousand faces. Princeton University Press, Princeton, New Jersey, 2004.
FRONTIERS EDITORIAL OFFICE. Retraction: Proxalutamide Reduces the Rate of Hospitalization for COVID-19 Male Outpatients: A Randomized Double-Blinded Placebo-Controlled Trial. Frontiers in Medicine, v. 10 (9), p. 964099, 2022.
GUILLEMIN, Marilys; GILLAM, Lynn. Ethics, reflexivity, and “ethically important moments” in research. Qualitative inquiry, v. 10, n. 2, p. 261-280, 2004.
HITES, Ronald A. How to convince an editor to accept your paper quickly. Science of The Total Environment, v. 798, p. 149243, 2021.
MARTÍN, Eloísa. Letters of rejection. Current Sociology, v. 63, n. 7, p. 937-942, 2015.
MARTÍN, Eloísa. Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Sociedade e Estado, v. 33, p. 941-961, 2018.
SANCHÉZ, Upegui; ALEXÁNDER, Arbey. Manual de redacción académica e investigativa: cómo escribir, evaluar y publicar artículos. Medellín: Fundación Universitaria Católica de Norte, 2011.
VERA, Elvia Etefanía López. Guía para la producción de artículos académicos con fines de publicación. 1. ed. Veracruz: Universidad Veracruzana, 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.