A experiência da reforma da matriz curricular do curso de Direito de uma Universidade Federal: processos participativos e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id275773

Palavras-chave:

Curso de Direito, Matriz curricular, Reforma curricular, Democracia participativa

Resumo

Trata-se de pesquisa destinada a analisar e a sistematizar as fases e a operacionalização do procedimento de reforma da matriz curricular do Curso de Direito de uma Universidade Federal da Região Sudeste do Brasil e elaborar uma síntese e um relato do procedimento para orientar outras reformas curriculares. O Curso em questão adotou um procedimento democrático participativo no processo de reforma da matriz curricular. A metodologia foi a qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, além de analítica, interpretativa e propositiva, pois, a partir do relato da experiência vivenciada na primeira fase da reforma, foi elaborada uma orientação inspiradora para outros processos.

Biografia do Autor

  • Gilberto Fachetti Silvestre, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professor do Departamento de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Pós-Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Advogado. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7148335865348409. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-3604-7348. E-mail: gilberto.silvestre@ufes.br.

  • Valter Martins Giovedi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Doutor pelo Programa de Educação – Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre pelo Programa de Educação – Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Membro da Rede Freireana de Pesquisadores; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF) da Universidade Federal do Espírito Santo; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES). Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/5094999227615859. Orcid iD: http://orcid.org/0000-0002-3277-2924. E-mail: valter.giovedi@ufes.br.

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Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A experiência da reforma da matriz curricular do curso de Direito de uma Universidade Federal: processos participativos e perspectivas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024017, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id275773. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/275773. Acesso em: 19 abr. 2025.