Autoavaliação institucional

proposições e evidências avaliativas para a pós-graduação da UFG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id275790

Palavras-chave:

Autoavaliação institucional, pós-graduação., CPA., UFG., ensino superior

Resumo

Nas últimas décadas, o rápido crescimento das Instituições de Ensino Superior (IES) resultou na elaboração de diversos métodos para avaliá-las, culminando na concepção da Lei do SINAES em 2004. No entanto, a pós-graduação ainda é pouco contemplada nesse processo avaliativo. Para minimizar essa lacuna, este estudo propôs a criação de um instrumento avaliativo exclusivo para a pós-graduação na Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo é identificar os fatores decisivos para o desenvolvimento da instituição e de seus programas de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes. Esse estudo é importante porque contribui para o desenvolvimento de métodos avaliativos para a pós-graduação em IES e para futuros pesquisadores. A metodologia foi composta pela análise bibliográfica e documental, a partir de textos científicos e legislações e técnicas de entrevista semi-estruturada. Com base nos resultados, foram identificados pontos que mais precisam de melhorias, como as metodologias de ensino e avaliação, o projeto pedagógico, o planejamento dos programas, bem como a infraestrutura em geral. Além disso, foi constatada a falta de ações que incentivem a produção científica, técnica, artística e de extensão.

Biografia do Autor

  • Steffany Paula Morais dos Santos, Universidade Federal de Goiás

    Possui Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013). Pós-Graduada em Comunicação Estratégica na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017). Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Goiás (2023).

  • Paulo Henrique Cirino Araújo, Universidade Federal de Goiás

    Doutor e mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua como professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Apresenta experiência na área de Econometria e Métodos Quantitativos. Investiga temáticas relacionadas ao contexto educacional do país, com foco específico em avaliação da efetividade de políticas públicas educacionais.

Publicado

17-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Autoavaliação institucional: proposições e evidências avaliativas para a pós-graduação da UFG. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e0025009, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id275790. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/275790. Acesso em: 16 ago. 2025.