Desafios e oportunidades no uso da Inteligência Artificial no contexto universitário
um estudo de caso no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id286435Palavras-chave:
Inteligência artificial, ensino superior, oportunidades e desafiosResumo
Os avanços da IA têm impulsionado uma nova era de inovação e transformação em diversos contextos, incluindo o educacional. Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar as principais oportunidades e desafios do uso da IA no contexto universitário sob a perspectiva docente no nível de pós-graduação. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso no do Programa de Pós Graduação de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores das áreas de pesquisas que compõem o programa, além da busca por documentos na instituição e uma análise do documento "Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial" (EBIA), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os resultados evidenciaram que os principais desafios levantados foram o risco de plágio, a dependência das ferramentas de IA, a falta de reflexão crítica e as dificuldades de infraestrutura e financiamento. Entretanto, destaca-se que a IA é reconhecida como um potencial apoio para o desenvolvimento de disciplinas e a facilitação da gestão administrativa. Tais resultados representam importantes insights que podem ser considerados para orientar estratégias institucionais voltadas para a adoção da IA na educação superior. Pesquisas futuras devem ser realizadas para abranger outros programas de pós-graduação e também levar em consideração a perspectiva de outros atores do ambiente universitário, como estudantes e funcionários administrativos, a fim de enriquecer a compreensão do tema de maneira mais abrangente.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.