Desafios e oportunidades no uso da Inteligência Artificial no contexto universitário

um estudo de caso no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id286435

Palavras-chave:

Inteligência artificial, ensino superior, oportunidades e desafios

Resumo

Os avanços da IA têm impulsionado uma nova era de inovação e transformação em diversos contextos, incluindo o educacional. Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar as principais oportunidades e desafios do uso da IA no contexto universitário sob a perspectiva docente no nível de pós-graduação. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso no do Programa de Pós Graduação de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores das áreas de pesquisas que compõem o programa, além da busca por documentos na instituição e uma análise do documento "Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial" (EBIA), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os resultados evidenciaram que os principais desafios levantados foram o risco de plágio, a dependência das ferramentas de IA, a falta de reflexão crítica e as dificuldades de infraestrutura e financiamento. Entretanto, destaca-se que a IA é reconhecida como um potencial apoio para o desenvolvimento de disciplinas e a facilitação da gestão administrativa. Tais resultados representam importantes insights que podem ser considerados para orientar estratégias institucionais voltadas para a adoção da IA na educação superior. Pesquisas futuras devem ser realizadas para abranger outros programas de pós-graduação e também levar em consideração a perspectiva de outros atores do ambiente universitário, como estudantes e funcionários administrativos, a fim de enriquecer a compreensão do tema de maneira mais abrangente.

Biografia do Autor

  • Marcelle Feitoza Bassi Costa, UFRJ / COPPE / PEP,https://producao.ufrj.br/index.php/br/

    Marcelle Feitoza Bassi Costa é doutoranda em em Gestão e Inovação na COPPE/UFRJ com pesquisa direcionada para as áreas do Design, Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Engenharia na área de Gestão, Produção e Meio Ambiente pela mesma instituição (UFF) e especialização em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atuou como professora no Departamento de Engenharia de Produção (PDE) da Escola de Engenharia de Petrópolis da Universidade Federal Fluminense (UFF). É membro do Grupo de Trabalho em Educação Empreendedora pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (GT ABENGE) e possui sólida experiência profissional nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Econômica e Planejamento e Controle de Processos.

  • Gabriel Orsi Tinoco, UFRJ / COPPE / PEP,https://producao.ufrj.br/index.php/br/

    Gabriel Orsi é Mestrando em Gestão e Inovação na COPPE/UFRJ e graduado em Administração pela FACC/UFRJ. Além disso, especializou-se em Design Estratégico e Inovação pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo. Em sua trajetória acadêmica, Gabriel se destaca por suas pesquisas sobre inovação social, inovação no setor público, empreendedorismo, design de serviços e criatividade nas organizações. Suas contribuições são evidenciadas por publicações nacionais e internacionais nestes campos, além da participação em congressos de relevância.

    Durante sua jornada, atuou como pesquisador bolsista no Laboratório de Responsabilidade Social do Instituto de Economia da UFRJ e no projeto MAISRio, uma colaboração entre a Universidade de Sheffield e a UFRJ, financiado pelo Global Challenge Research Fund – GCRF, do Reino Unido.

    No âmbito profissional, com mais de sete anos de experiência, Gabriel tem se dedicado à gestão e criação de produtos e serviços inovadores, especialmente em fintechs e tech startups, unindo inovação, design e gestão para promover transformações significativas no mercado.

  • Pedro Cariello Botelho, UFRJ / COPPE / PEP

    Pedro Cariello Botelho  é Mestrando em Engenharia de Decisão e Gestão na COPPE/UFRJ. Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Pós-Graudado em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pelo CRIE-COPPE / UFRJ e MBA em Gestão Empresarial pela Fungação Getúlio Vargas (2016). Possui experência profissional em Engenharia na Chemtech - Siemens , Finanças e Mercado Financeiro atuando na Xp Investimentos. Desde 2011 atua no desenvolvimento de negócios do ramo de alimentação e varejo pelas empresas, Superpão (Nova Friurgo - RJ), CCN Distribuidora ( Nova Friburgo - RJ) , Sócio-Fundador da empresa Novamix Food Service Varejo de Alimentos e Festas com 6 filiais. Atua na ADERJ ( Associação de Distribuidores e Atacados do Rio de Janeiro) como membro-fundador do Grupo ADERJ-Jovem Sucessores tendo presidido o grupo no triênio 2019/2021. Formação em Inglês em Cambridge-Inglaterra ( EuroCenters) e Intercâmbio Volutário pela AIESEC em Mostenica (Banská Bystrica) - Eslováquia.

  • Nicholas dos Santos Faria Corrêa, UFRJ / COPPE / PEP,https://producao.ufrj.br/index.php/br/

    Nicholas dos Santos Faria Corrêa é Mestrando em Gestão e Inovação na COPPE/UFRJ. Possui licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021) e atualmente é Pós-Graduando em Engenharia de Produção - PEP/ UFRJ. Possui experiência profissional como agente da Educação Inclusiva, atuando na educação básica do município do Rio de Janeiro e no ensino superior pela Diretoria de Acessibilidade da UFRJ, além de atuação como Peer Coach, monitorando e facilitando o aprendizado de estudantes de Desenvolvimento de Software na escola Kenze Academy. É co-fundador e coordenador do projeto Lab Escola 3D, laboratório interdisciplinar, experimental e colaborativo com foco em processos de inovação na educação pública, atuante junto à Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro na formação continuada de mais de 20 professores de 2 escolas da rede, impactando mais de 300 educandos.

  • Tharcisio Cotta Fontainha, UFRJ / COPPE / PEP,https://producao.ufrj.br/index.php/br/

    Tharcisio Cotta Fontainha é doutor em  Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professor adjunto da área de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Ele atua no ensino, pesquisa e extensão na temática de ajuda humanitária e desastres sob diversas abordagens científicas e práticas. É bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Seus projetos já resultaram em artigos publicados em fóruns nacionais e internacionais de Engenharia de Produção e da área de desastres, sendo realizados em conjunto com o Centro de Operações do Rio (COR), Defesa Civil do Estado do RJ (DCERJ), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Ministério da Defesa (MD), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Banco Mundial.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desafios e oportunidades no uso da Inteligência Artificial no contexto universitário: um estudo de caso no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025003, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id286435. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/286435. Acesso em: 19 abr. 2025.