Desconstruindo estruturas curriculares

uma análise dos cursos de Arquitetura e Urbanismo em Minas Gerais a partir do ENADE 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291177

Palavras-chave:

estrutura curricular, projeto pedagógico, flexibilidade, ENADE

Resumo

A estrutura curricular é um importante instrumento de organização dos percursos discentes. Tradicionalmente currículos são um conjunto de conteúdos interdependentes e organizados, vinculados às atribuições profissionais do egresso, definidos pela carga horária conferida a cada um. Sua estrutura é definida por um conjunto de pré-requisitos, nos quais conteúdos mais básicos ou mais simples são apresentados primeiro, levando progressivamente a um pensamento mais complexo e amplo. No entanto, os discentes muitas vezes apresentam históricos e experiências diferenciadas que produzem percursos muito diversos. Nesse sentido a flexibilidade curricular pode ser um importante elemento para viabilizar a adaptação dos discentes ao curso e permitir aprofundamentos e ampliações de acordo com seus interesses. O assunto foi investigado por meio da análise de estruturas curriculares e projetos pedagógicos, avaliando seu desempenho a partir de dados obtidos durante o ENADE 2019 em cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado de Minas Gerais que obtiveram conceitos 4 e 5.  Verificou-se que as estruturas curriculares mais flexíveis produzem resultados objetivos no ENADE iguais ou superiores a projetos mais rígidos, e que a flexibilidade não é fator de geração de lacunas de conteúdo na formação dos alunos. Além disso, percebeu-se nas estruturas mais flexíveis uma maior adesão dos discentes aos cursos e ao processo pedagógico como um todo.

Biografia do Autor

  • Rafael Silva Brandao, Federal University of São João del-Rei

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, arquitetura e urbanismo, planejamento urbano, energia e tecnologia da arquitetura e do urbanismo. 

  • Flávia Nacif da Costa, Federal University of São João del-Rei

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e pós-doutorado pela Université de Paris VIII Vincennes à Saint-Denis, Département de Philosophie (2022) com a pesquisa "Habitar sem gênero: como produzir espaços inclusivos e ocupá-los na diversidade?". Leciona na Universidade Federal de São João Del Rei, como professora Associada. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria, História e Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência, corpo, percepção, prótese, arquitetura, design, arte, estética, sensibilidade, olhar, tecnologia e cidade. Especial interesse na área de fundamentação, das pedagogias do espaço e da relação entre espaço, gênero e transversalidades, bem como dos feminismos plurais.

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desconstruindo estruturas curriculares: uma análise dos cursos de Arquitetura e Urbanismo em Minas Gerais a partir do ENADE 2019. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025036, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id291177. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/291177. Acesso em: 17 dez. 2025.