Desconstruindo estruturas curriculares
uma análise dos cursos de Arquitetura e Urbanismo em Minas Gerais a partir do ENADE 2019
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291177Palavras-chave:
estrutura curricular, projeto pedagógico, flexibilidade, ENADEResumo
A estrutura curricular é um importante instrumento de organização dos percursos discentes. Tradicionalmente currículos são um conjunto de conteúdos interdependentes e organizados, vinculados às atribuições profissionais do egresso, definidos pela carga horária conferida a cada um. Sua estrutura é definida por um conjunto de pré-requisitos, nos quais conteúdos mais básicos ou mais simples são apresentados primeiro, levando progressivamente a um pensamento mais complexo e amplo. No entanto, os discentes muitas vezes apresentam históricos e experiências diferenciadas que produzem percursos muito diversos. Nesse sentido a flexibilidade curricular pode ser um importante elemento para viabilizar a adaptação dos discentes ao curso e permitir aprofundamentos e ampliações de acordo com seus interesses. O assunto foi investigado por meio da análise de estruturas curriculares e projetos pedagógicos, avaliando seu desempenho a partir de dados obtidos durante o ENADE 2019 em cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado de Minas Gerais que obtiveram conceitos 4 e 5. Verificou-se que as estruturas curriculares mais flexíveis produzem resultados objetivos no ENADE iguais ou superiores a projetos mais rígidos, e que a flexibilidade não é fator de geração de lacunas de conteúdo na formação dos alunos. Além disso, percebeu-se nas estruturas mais flexíveis uma maior adesão dos discentes aos cursos e ao processo pedagógico como um todo.
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Copyright (c) 2025 Rafael Silva Brandao, Flávia Nacif da Costa

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