EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Cristina Guimarães da Costa Faculdade de Medicina de Marília
  • Cléber José Mazzoni Faculdade de Medicina de Marília - Famema
  • Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli Faculdade de Medicina de Marília-Famema
  • Magali Aparecida Alves de Moraes Faculdade de Medicina de Marília - Famema

Palavras-chave:

Avaliação, Educação, Ensino Superior, Aprendizagem

Resumo

Este artigo enfoca a avaliação da prática profissional em uma Faculdade Pública nos Cursos de Medicina e Enfermagem. Tem como objetivo avaliar o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), como estratégia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, análise de conteúdo, modalidade temática, envolvendo professores e estudantes das 2ªs séries desses cursos. Noventa e oito por cento dos estudantes e 76% dos professores consideraram as atividades de ensino e aprendizagem satisfatórias. As temáticas abordadas foram o exercício de avaliação da prática profissional, facilitando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da competência profissional, e a importância do trabalho em grupo no desenvolvimento da aprendizagem por cooperação. O EAPP mostrou-se potente instrumento de ensino e aprendizagem para formação de profissionais de saúde, porém o investimento permanente na capacitação docente se faz necessário.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Guimarães da Costa, Faculdade de Medicina de Marília
    Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto -Universidade de São Paulo (1982), especialização em Enfermagem Obstétrica e Obstetrícia Social pela Universidade Federal de São Paulo (1984), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública- área materno- infantil pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2001). Docente da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA - Curso de Enfermagem desde1988 na disciplina de Enfermagem Gineco-Obstétrica. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, Atenção à Saúde da Mulher e Educação em Saúde e na Educação em Avaliação. Membro do Grupo de Avaliação da Famema e do Comitê de Avaliação da Prática Profissional do Estudante
  • Cléber José Mazzoni, Faculdade de Medicina de Marília - Famema
    Médico. Docente da Famema na disciplina de Semiologia. Coordenador da 4ªsérie do Curso de Medicina. Mestre em Educação em Saúde da University of Illinois at Chicago. Membro do Comitê de Avaliação da Prática Profissional do Estudante
  • Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Faculdade de Medicina de Marília-Famema
    Enfermeira. Doutora em Ciências na Universidade de São Paulo-Escola de Enfermagem São Paulo. Docente da Famema na disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva.Coordenadora da 1ª série dos Cursos de Medicina e Enfermagem. Membro do Grupo de Avaliação da Famema e do Comitê de Avaliação da Prática Profissional do Estudante.
  • Magali Aparecida Alves de Moraes, Faculdade de Medicina de Marília - Famema
    Psicóloga. Doutora em Educação na UNESP- Marília SP. Docente da Famema na disciplina de Psicologia. Responsável pelo Programa de Pacientes Simulados da Famema.Membro do Grupo de Avaliação da Famema e do Comitê de Avaliação da Prática Profissional do Estudante.

Downloads

Publicado

12-09-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/46053. Acesso em: 19 abr. 2025.