AVALIAÇÃO DO PERFIL DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DA UFU: IMPACTO NA FORMAÇÃO DOCENTE E DE PESQUISADOR (2004-2009)

Autores

  • Humberto Marcondes Estevam IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Selva Guimarães Professora Doutora. Professora da Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Palavras-chave:

Educação. Avaliação egressos. Formação docente. Perfil Egressos. Formação pesquisador. Educação escolar.

Resumo

Este estudo verificou a trajetória acadêmica dos egressos do curso de Mestrado do Programa Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Educação – FACED/UFU de Uberlândia no período de 2004 a 2009. O universo foi constituído de trezentos e quarenta e nove (349) egressos titulados, conseguimos contatar e enviar email para duzentos e quarenta e dois (242) egressos. Foram incluídos para a amostra, trinta e nove (39) sujeitos egressos do mestrado em educação que equivale a 11% do total de egressos. Destes, trinta e um (79%) do gênero feminino e apenas oito (21%) do gênero masculino. A maioria deles freqüentou escolas públicas na sua graduação, sobretudo na UFU. As principais razões que levaram os sujeitos a ingressarem no Mestrado foram a busca da carreira docente e o anseio de realizar pesquisa. Tanto o curso como o corpo docente foram considerados muito bons e ótimo. A maioria deles não se dedicou integralmente ao curso, 26% publicaram suas Dissertações e cerca de 38% atuam como orientadores de trabalhos, sendo setenta (70) o número de alunos sob orientação e de cerca de duzentos e oitenta e cinco (285) os de já orientados. Observou-se que a maioria dos sujeitos atua em Instituições públicas. A maioria escolheria a mesma profissão, cursaria o Mestrado, optaria pela mesma área e escolheriam o mesmo orientador. O estudo aponta que o medo da exclusão e da marginalização obriga seu aperfeiçoamento acadêmico, onde a educação está caracterizada como algo a ser consumido e que a escola valoriza o saber onde o atributo é socialmente definido como o “valor da educação”. O Mestrado em Educação da UFU é um ensino plural de qualidade para a formação de docentes e de pesquisadores.

Biografia do Autor

  • Humberto Marcondes Estevam, IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
    PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSO - Pós-Doutorando pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU 2009/2010; - Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP 2007; - Mestre em Educaçãp pela Universidade de Franca - UNIFRAN 2002; GRADUAÇÃO Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba - UNIUBE 1994; EXPERIÊNCIA ACADÊMICA (Graduação e Pós-Graduação) - Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTRIÂNGULO desde maio/2008; - Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM jun./2000 até dez./2008; - Professor na Facudade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro - FCETM fev.2003 até dez.2008; - Professor na Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS fev.2005 até dez.2008. EXPERIÊNCIA Experiência nas áreas da Ciência da Computação: Arquitetura de Computadores, Sistema de Informação Gerencial, Ensino à Distância, Internet e outros; nas áreas da Educação: Didática, Metodologia Científica, História da Educação, Práticas de Ensino e Práticas Pedagógicas e nas áreas da Saúde: Informática e Ensino, Informática Médica e Informática Biomédica e outras.

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Publicado

12-09-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DO PERFIL DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DA UFU: IMPACTO NA FORMAÇÃO DOCENTE E DE PESQUISADOR (2004-2009). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/46456. Acesso em: 19 abr. 2025.