DINÂMICA DE DISTRIBUIÇÃO DE FONTES DE CAPITAIS CIENTÍFICOS ENTRE DOCENTES / PESQUISADORES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Juliana Cristina Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Pâmella Gabriela Oliveira Fundação Educacional de Divinópolis - FUNEDI/UEMG
  • Nathália Vasconcelos Tavares Universidade Federal de Lavras - UFLA e Faculdade Adventista de Ensino de Minas Gerais - FADMINAS
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle Universidade Federal de Lavras - UFLA

Palavras-chave:

Dinâmica. Capital científico. Docentes. Programa de pós-graduação Stricto sensu.

Resumo

Situando-se no contexto das universidades e, mais especificamente, da pós-graduação, o presente estudo visa analisar, de forma exploratória, a dinâmica de distribuição de capitais científicos entre docentes de um programa de pós-graduação Stricto Sensu de uma universidade pública. De forma específica, como os docentes distribuem suas atividades entre aquelas que lhes permitem acumular capital científico puro (como as publicações e contribuições acadêmicas para o campo do conhecimento) e capital científico institucional (como a ocupação de cargos que lhes conferem o poder de decisão dentro do campo da ciência). Foi considerada a abordagem de Bourdieu (2003; 2004a; 2004b) relativamente ao campo científico, por esta permitir a apreensão dessa dinâmica de distribuição de capitais, que são tipos específicos de poder. A abordagem foi quantitativa e qualitativa, utilizando pesquisa documental nos currículos Lattes de vinte e três docentes participantes do referido programa, que se situa em uma cidade de Minas Gerais (Brasil), sendo da área de Ciências Sociais Aplicadas. Como principais resultados, a dinâmica demonstra (1) que os docentes ocupam, em sua maioria, posições medianas dentro da distribuição de capitais; (2) há a dificuldade de acumulação expressiva de ambos os tipos de capitais por parte de um pesquisador; (3) não houve uma polarização entre os docentes baseada em forte acumulação de um dos capitais, e fraca acumulação de outro; e (4) há maior facilidade de conversão de capital institucional em capital científico puro.

Biografia do Autor

  • Juliana Cristina Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
    Doutoranda em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Federal de Lavras. Membro do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS) e do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI-UFLA).
  • Pâmella Gabriela Oliveira, Fundação Educacional de Divinópolis - FUNEDI/UEMG
    Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Federal de Lavras. Membro do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI-UFLA). Professora da Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI/UEMG).
  • Nathália Vasconcelos Tavares, Universidade Federal de Lavras - UFLA e Faculdade Adventista de Ensino de Minas Gerais - FADMINAS
    Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Federal de Lavras. Membro do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI-UFLA). Professora da Faculdade Adventista de Ensino de Minas Gerais (FADMINAS).
  • Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
    Doutor em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS). Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG.
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle, Universidade Federal de Lavras - UFLA
    Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta do Departamento de Administração e Economia da UFLA. Líder do Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade (NEORGS). Membro do Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão (NURTEG) e do Grupo de Gênero e Diversidade em Movimento (GEDIM).

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Publicado

05-12-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DINÂMICA DE DISTRIBUIÇÃO DE FONTES DE CAPITAIS CIENTÍFICOS ENTRE DOCENTES / PESQUISADORES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/65247. Acesso em: 19 abr. 2025.