AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO

Autores/as

  • Julio Bertolin Universidade de Passo Fundo

Palabras clave:

Educação superior. Avaliação de sistema. Mercantilização da educação superior. Avaliação da qualidade em educação superior. Sistema de indicadores de SES.

Resumen

Este artigo teve como objetivo avaliar e medir o desenvolvimento da qualidade do sistema de educação superior brasileiro no período 1993-2004. Considerou-se que o período escolhido está associado à intensificação das políticas de mercantilização da educação superior brasileira. A partir de um modelo conceitual de qualidade e de um sistema de indicadores desenvolveu-se a avaliação e medição da qualidade do sistema de educação superior brasileiro. O estudo indicou que, em tempos de mercantilização, a qualidade da educação superior brasileira não se desenvolveu positivamente, visto que no período estudado não foram encontradas evidências claras de melhorias em termos de relevância, eqüidade, diversidade e eficácia.

Publicado

2009-05-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2009. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/8971. Acesso em: 19 apr. 2025.