PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: ASPECTOS RELEVANTES NA CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLÓGIA PARA AVALIAR SUA IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Glenio do Couto Pinto Junior Universidade Federal de Pelotas/Servidor Universidade Católica de Pelotas/Aluno
  • Vera Maria Ribeiro Nogueira Universidade Católica de Pelotas/Docente Universidade Federal de Santa Catarina/Docente

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Ensino a Distância. Metodologia de Avaliação.

Resumo

Este texto discute as possibilidades de avaliação para uma das mais significativas políticas públicas brasileiras, a política de Educação. Com ênfase na modalidade de ensino a distância, aborda questões envolvidas na construção de um modelo de avaliação para o processo de implantação do programa “Universidade Aberta do Brasil”, buscando identificar as suas características e as dificuldades para o seu desenvolvimento. Apresenta um breve resgate do programa UAB relacionado à sua organização formal e aos seus objetivos centrais. Discute a exigência de processos avaliativos para as políticas públicas e conclui sugerindo alguns encaminhamentos para a construção de uma metodologia de avaliação para a UAB.

Biografia do Autor

  • Glenio do Couto Pinto Junior, Universidade Federal de Pelotas/Servidor Universidade Católica de Pelotas/Aluno
    Administrador e Advogado, possui graduação em Direito pela UFPel (2000) e graduação em Administração de Empresas pela FURG (1992). Especialista em Política pelo ISP-UFPel (2002), tem MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (2007). Atualmente é Mestrando do PPG em Política Social da UCPEL (CAPES 4) e atua como Administrador na Agência de Gestão Tecnológica da UFPel. Foi Professor no Curso de Administração da FURG, responsável pelas disciplinas de Administração Financeira e Elementos de Custos, exerceu atividades de advocacia privada em escritório próprio e de magistério superior no curso de Direito da UFPel, nas diversas disciplinas de Direito Civil, além de possuir sólida experiência na área de Contratos e Recursos Humanos, tendo atuado em grandes grupos como Empresas Petróleo Ipiranga e Grupo Votorantim, principalmente nos seguintes temas: direito empresarial, trabalhista e previdenciário, contratos, biodireito, bioética, desenvolvimento sustentável, políticas públicas e educação.
  • Vera Maria Ribeiro Nogueira, Universidade Católica de Pelotas/Docente Universidade Federal de Santa Catarina/Docente
    Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1967), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutorado em Enfermagem (linha de pesquisa saúde e sociedade) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e pos-doutorado na Universidad Autónoma de Barcelona - Departamento de Sociologia - Seminario de Análise de Politicas Pública - SAPS. Professora adjunta da Escola de Serviço Social/Programa de Mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadorae consultora ad hoc do CNPq. Editora da Revista Sociedade em Debate do Mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: política de saúde, direito à saúde, formação profissional, direitos sociais, políticas sociais, saúde em fronteiras e Mercosul.

Downloads

Publicado

26-11-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: ASPECTOS RELEVANTES NA CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLÓGIA PARA AVALIAR SUA IMPLEMENTAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/95703. Acesso em: 19 abr. 2025.